De onde veio o resultado que quantifica o erro de interpolação
Vamos lá?
O erro de interpolação foi quantificado em um resultado na aula passada, porém esse resultado depende de um valor desconhecido. Como isso é possível? Vamos descobrir?
1
2
O que o teorema de Rolle significa?
A. Entre dois pontos de mesma altura há um vale ou um cume.
B. Se a função cruza o eixo da abscissas em dois pontos, então é porque a derivada troca de sinal no intervalo.
Se é um polinômio de grau então é verdade que...
A. se
B.
C. é constante.
Nesta aula vamos demonstrar o teorema do erro de interpolação.
Teorema: Seja uma função com derivadas contínuas em e seja o polinômio de grau menor ou igual a que interpola em Então, para cada com existe tal que onde
Seja Suponha que está fixo e é diferente de todos os nós de interpolação. Considere a função auxiliar
Repare que para e , ou seja, tem pelo menos zeros distintos. Além disso, como tem derivadas contínuas, também terá igual propriedade. Observe o seguinte teorema.
Teorema de Rolle: Seja uma função contínua em e diferenciável em Se então existe tal que
Entre cada dois zeros consecutivos de pelo teorema de Rolle, há um zero para a derivada de Logo, tem pelo menos zeros distintos. Novamente, pelo teorema de Rolle, terá pelo menos zeros distintos. Repetindo-se esse argumento, concluímos que terá pelo menos um zero, ao qual chamamos de Repare que em nenhum momento, o teorema de Rolle explicita o valor de zero da derivada da função. Por isso, não pode ser determinado a priori.
Veja que onde é um polinômio de grau no máximo Portanto, . Além disso, como , uma vez que é um polinômio de grau menor ou igual Com essas duas observações temos que Como é um zero de concluímos que ou o que demonstra o teorema.
1. Mostre que
2. Mostre que se então onde é um polinômio de grau no máximo