2022-2024

2022

  • Em 14 de março, acontece no IMECC uma variedade de atividades comemorativas pelo Dia do π que é também o Dia Internacional da Matemática, sob a organização de Fábio Polidoro, Gabriely Camilo e pelos professores do IMECC Lúcio Tunes Santos e Ricardo Miranda Martins.

  • No Congresso North American Fuzzy Information Processing Society (NAFIPS 2022) que acontece no período de 31 de maio a 3 de junho em Saint Mary's University, Halifax, Nova Scotia, Canada, o professor Peter Sussner e seus alunos de doutorado em matemática aplicada são premiados com dois artigos: na categoria "Best Paper Award" o artigo intitulado “Generating Interval Type-2 Fuzzy Inputs from Smoothed Data for Fuzzy Rule-Based Systems” com o aluno  Tiago da Silva Alencar e na categoria “Outstanding Paper Awards”, o artigo “Subsethood Measures on a Bounded Lattice of Continuous Fuzzy Numbers with an Application in Approximate Reasoning” com o aluno Roberto Andres Pereira e Torres.

  • Na primeira quinzena de agosto, Martin Hairer, medalha Fields 2014, vem ao IMECC pela terceira vez. Ele participa da Escola de Ciências Avançadas da FAPESP sobre Equações Estocásticas Parciais onde apresenta um mini-curso sobre Progress on Yang-Mills que acontece no período de 2 a 13 de agosto.

  • No dia 20 de setembro, o Prof. Mario Martinez é anunciado como vencedor do ICIAM Su Buchin Prize 2023 cuja entrega será na cerimônia de abertura do ICIAM 2023, em agosto de 2023 em Tóquio.

  • Em 21 de setembro acontece no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), a cerimônia de diplomação do Prof. Ademir Pastor como Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências 2022-2026.

  • Em 02 de dezembro acontece na Unicamp a solenidade de "Entrega dos Prêmios Institucionais 2022" na qual são vencedores os seguintes professores do IMECC: Profa. Ketty Abaroa de Rezende com o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”, Prof. João Frederico da Costa Azevedo Meyer (Joni) com o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação e Prof. Laércio Luís Vendite com o Prêmio ProEC de Extensão Universitária.

2023

  • Em 30 de março, é noticiado no site do IMECC que, o artigo "Robot Dance: A mathematical optimization platform for intervention against COVID-19 in a complex network", de autoria de Luis Gustavo Nonato, Pedro Peixoto, Claudia Sagastizábal, Paulo J. S. Silva e Tiago Pereira da Silva, referente ao ano de 2022, foi escolhido para receber o prêmio Marguerite Frank oferecido pela revista Euro Journal on Computational Optimization.
  • No período de 31 de maio a 02 junho, na conferência anual NAFIPS, em Cincinatti, Ohio, ocorre a entrega do prêmio "Best PhD Thesis Award in Fuzzy Systems em Cincinatti", concedido pela North American Fuzzy Information Processing Society, à ex-aluna de Doutorado em Matemática Aplicada e Computacional do IMECC, Beatriz Laiate por sua tese intitulada "Fuzzy Calculus in Banach Spaces of Fuzzy Numbers: Theory and Applications” orientada pelos professores Francielle Santo Pedro Simões, Estevão Esmi Laureano e Laécio C. de Barros (defesa em dezembro de 2022). Também ocorre a entrega do prêmio "1st place Best Student Paper Award" aos alunos Felipe Longo e José Ronaldo Alves do Departamento de Matemática Aplicada do IMECC pelo trabalho intitulado "Numerical Solutions of Fuzzy Population Models: A Case Study of Chagas' Disease" sob orientação do Prof. Dr. João Frederico da Costa Azevedo Meyer e coorientação de Beatriz Laiate à José Ronaldo Alves.

  • No período de 24 a 28 de julho, durante o 34o. Colóquio Brasileiro de Matemática realizado pelo IMPA, Rio de Janeiro, acontece a publicação do E-book "Regularidade Elíptica e Problemas de Fronteiras Livres" de autoria do Prof. João Vitor da Silva (IMECC) e Gleydson Chaves Ricarte (UFC). A obra é baseada em temas tratados em disciplinas da Pós-graduação em Matemática do IMECC e poderá ser utilizado em novos cursos como Equações Elípticas entre outros.

  • No período de 30 de julho a 2 de agosto, na 20ª Escola de Séries Temporais e Econometria, Florianópolis, o Prof. Luiz Hotta do Departamento de Estatística é homenageado por sua trajetória como pesquisador e formador de recursos humanos bem como pelas suas contribuições para o desenvolvimento das áreas de Séries Temporais e Econometria no Brasil.

  • No período de 18 a 22 de setembro, ocorre a premiação SBMAC 2023 durante o XLII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC) na cidade de Bonito, MS, onde os seguintes alunos do IMECC são premiados: Michele Martins Lopes com o trabalho "Fractional calculus and fuzzy sets theory: a study with epidemiological models for COVID-19" sob orientação do Prof. Dr . Laécio Carvalho de Barros e da Profa. Dra.  Francielle Santo Pedro Simões recebe menção honrosa pelo Prêmio Marco Antônio Raupp (Doutorado); Henrique Koji Miyamoto com o trabalho "Geometria, Estatística e Aplicações a Comunicações e Aprendizado" sob orientação da Profa. Sueli Irene Rodrigues Costa recebe o 1o. lugar pelo Prêmio Clóvis Caesar Gonzaga (Mestrado) e Vinicius Jameli Cabrera com o trabalho "Primal-dual interior point algorithm for the fluence map optimization problem" sob orientação do Prof. Aurélio Ribeiro Leite de Oliveira recebe o 2o. lugar pelo Prêmio Beatriz Neves (Iniciação Científica).

  • Em 16 de outubro, durante a cerimônia de abertura do 18th International Congress of the Brazilian Society of Geophysics and Expogef (Rio de Janeiro) a Profa. Maria Amélia Novais Schleicher, do Departamento de Matemática Aplicada, é contemplada com o Prêmio Nero Passos 2023 por sua atuação na área acadêmica em Geofísica.

  • O professor Márcio Rosa, do Departamento de Matemática do IMECC é um dos vencedores do prêmio Wolfram Innovator Award 2023 anunciado pela Wolfram, em 2 de novembro, por suas contribuições e inovações pedagógicas no ensino superior de matemática com o uso de softwares, incluindo o Wolfram Cloud.

  • Em 28 de novembro, acontece a reunião do Consu em que é concedido o título de Professor Emérito ao professor do IMECC Marco Antônio Teixeira juntamente com os professores Anibal Eugênio Vercesi (FCM) e Jorge Sidney Coli Júnior (IFCH).

  • Em 04 de dezembro, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) anuncia seus novos membros titulares, correspondentes e afiliados dentre os quais dois professores do IMECC: a Profa. Nancy Lopes Garcia, como membro titular, sendo a única especialista da área de Ciências Matemáticas e o Prof. João Vitor da Silva, como membro afiliado da área de Ciências Matemáticas da região São Paulo.

2024

  • Em 28 de março, José Mario Martinez e Claudia Sagastizábal são nomeados como “fellows” pela SIAM (sigla em inglês para Sociedade de Matemática Industrial e Aplicada) pelo excelente serviço prestado à comunidade através de suas diversas contribuições para o avanço da matemática aplicada, ciência da computação e ciência de dados.
Responsável pelas informações nesta página: