1972-1976

• O professor Ubiratan D'Ambrósio assume a diretoria do IMECC.

1973

• O IMECC realiza, com apoio da FAPESP, o Simpósio Nacional de Topologia e Geometria organizado pelos professores João Bosco Pitombeira de Carvalho (PUC-RJ) e Antônio Conde (UNICAMP). (Folha de São Paulo, 18.02.73)
  • Reconhecimento do curso de Estatística (Decreto Federal número 072487, de 18.07.73).

• É aprovado o curso de bacharelado em Matemática.
  • Em julho, o IMECC realiza o Symposium of Functional Analysis sob coordenação de Djairo G. Figueiredo. As atas do congresso foram publicadas no livro: Functional Analysis, D.G. Figueiredo (editor), Marcel Dekker, New York, 1976.

1975

• É apresentado em Montevidéu, a pedido da UNESCO, o trabalho Projetos Integrados em Matemática e Ciências - Nova Opção para o Ensino de Ciências, por Ubiratan D'Ambrósio, professor da UNICAMP. (Correio Popular, 4.12.75)
  • Reconhecimento do curso de Matemática (Decreto Federal número 076941, de 30.12.75).
  • O IMECC realiza o International Symposium on Infinite Dimensional Holomorphy, 4 a 8 de agosto de 1975, sob coordenação de Mário C. Matos. As atas do congresso foram publicadas no livro: Infinite Dimensional Holomorphy and Applications, M.C. Matos (editor), North-Holland, Amsterdam, 1977.

1976

• Reconhecimento do curso de Ciência da Computação do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação da UNICAMP. (Correio Popular, 24.06.76, pg 9)
  • Começa a funcionar o Mestrado em Matemática Aplicada.
  • O IMECC realiza o segundo SINAPE (Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística) sob coordenação da professora Maria Elisa Fini, cujo logotipo, criado nesse simpósio, é utilizado até hoje nos SINAPE e também pela ABE (Associação Brasileira de Estatística).
  • Acontece no IMECC, de 11 a 17 de julho, o III Simpósio Latino-Americano de Lógica Matemática (SLALM). Na ocasião, o Instituto é dirigido pelo professor Ubiratan D'Ambrósio. Dentre os organizadores desse simpósio encontram-se o professor Newton C. A. da Costa (primeiro diretor associado do IMECC, 1967) e a professora Ayda Ignez Arruda (futura diretora do IMECC, a primeira eleita pelo voto direto, 1980). Esse acontecimento é muito importante por ser a primeira vez que um evento continental de lógica matemática é realizado no Brasil. Além disso, esse evento marca a liderança da comunidade lógico-matemática brasileira no contexto da América Latina. O termo “lógica paraconsistente”, que hoje é mundialmente conhecido e classificado no Mathematical Reviews, é introduzido por Francisco Miró Quesada numa memorável comunicação desse simpósio. (Evandro Luís Gomes - historiador da lógica, mestre em Filosofia pela USP e doutor em Filosofia pela Unicamp).
Responsável pelas informações nesta página: