1977-1982

1977

• A Unicamp, por meio do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação, organiza, sob coordenação do professor Ubiratan D'Ambrósio, o Simpósio de Matemática, com o objetivo de discutir tendências no ensino de matemática nas escolas elementares e secundárias. O evento conta com o patrocínio da OEA, do Ministério da Educação e Cultura e do Comitê Internacional de Educação Matemática. (Folha de São Paulo, 24.04.77).
  • O IMECC organiza o 5o. Seminário Brasileiro de Análise (SBA), no período de 5 a 7 de maio, sob coordenação do professor Ubiratan D'Ambrosio.
  • O IMECC organiza o International Symposium on Approximation Theory, no período de 1 a 5 de agosto, sob coordenação do professor João B. Prolla. As atas do congresso foram publicadas no livro: Approximation Theory and Functional Analysis, J.B. Prolla (editor), North-Holland, Amsterdam, 1979.
  • Começa a funcionar o Mestrado em Estatística.
  • O IMECC organiza Reunião de Formas Quadráticas em dezembro, sob coordenação do prof. Nelo Allan. Essa reunião contou com a participação do famoso matemático holandês Tom Springer.

1978

• A UNICAMP concede o título de doutor honoris causa ao professor Adolpho Martins Penha, do Instituto de Matemática, pelos relevantes serviços prestados à nação e à ciência.CP, 3 jan., 1978, p. 10.

1979

• A Unicamp, por meio do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação, e a Organização das Nações Unidas (ONU) promovem, sob coordenação do docente e vice-presidente do Comitê Interamericano de Educação Matemática Ubiratan D'Ambrósio, a 5a. Conferência Interamericana de Educação Matemática. (Correio Popular, 13.02.79).
  • Os resultados da pesquisa sobre a “Reformulação no ensino da geometria”, desenvolvida por matemáticos da UNICAMP, com o apoio do Ministério da Educação e Cultura e coordenada pela professora Maria Luiza Leme do Prado Zamarion, são introduzidos na rede oficial de ensino do estado de São Paulo como nova metodologia no ensino da geometria. CP, 15 fev., 1979, p. 8.
  • Realiza-se, no IMECC a I Olimpíada Brasileira de Matemática, que congrega alunos do 2o grau. (Correio Popular, 6.09.79, pg 12).

• A professora Ayda Ignez Arruda assume a diretoria do IMECC.
  • Em agosto, acontece no IMECC o Seminário de Aritmética sob coordenação do prof. Nelo Allan. As atas dessa reunião foram publicadas em 1981 e estão disponíveis na biblioteca do IMECC.

1981

• O IMECC organiza, sob coordenação do professor Marco Antônio Teixeira, a Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Matemática, de 27 a 29 de maio.
  • A Unicamp implanta Laboratório de Matemática Aplicada no IMECC para organizar massa crítica de técnicos e pesquisadores e servir como centro motivador de pesquisas em teoria e técnicas de análise numérica para prestar apoio a indústrias e outros setores de produção. Coordenação do professor Miguel Taube Netto. (Folha de São Paulo, 10.10.81, pg.14).

1982

• No período de 26 a 30 de julho, acontece no IMECC, a VII Escola de Álgebra sob coordenação do prof. Nelo Allan.
  • É desenvolvido o Projeto Hidrocon, de cooperação técnica entre cientistas da UNICAMP e a indústria, com o objetivo de tornar mais eficiente a transformação da biomassa em insumos químicos e combustíveis. A equipe é formada pelos professores Miguel Taube Netto, do Instituto de Matemática e diretor técnico da CODETEC (coordenador-geral); José Carlos Gerez, da Engenharia Química (coordenador técnico); Maria do Carmo Alves Gerez (responsável pelo Laboratório de Análises Químicas do projeto); e Joseph Miller, do Instituto de Química (orientador científico).FSP, 25 set., 1982.
  • O professor Ubiratan D'Ambrósio apresenta os resultados de um programa de reformulação do ensino das ciências baseado na valorização dos contextos socioculturais. (Folha de São Paulo, 16.10.82).
Responsável pelas informações nesta página: