Matemática Aplicada

O Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada (PPGMA)

O Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada (PPGMA) é vinculado ao Departamento de Matemática Aplicada (DMA), IMECC-UNICAMP. O PPGMA marca histórica de sucesso já na criação do Mestrado(ME, 1977), consolidado na abertura do Doutorado (DO, 1990). O PPGMA é o maior na formação de ME e DO em Matemática Aplicada: Já formou 439 Mestres e 361 Doutores em 46 anos de excelência. São contribuições inovadoras nas linhas de pesquisa (abrangência única no Brasil): Análise Aplicada; Análise Numérica; Biomatemática; Combinatória e Teoria de Números; Física-Matemática; Geofísica Computacional; Inteligência Computacional, Análise e Processamento de Imagens; Otimização e Pesquisa Operacional. Em 2007, uma egressa ganhou o Grande Prêmio Capes. Em 2023, outra egressa conquistou o Prêmio Capes Matemática/Probabilidade/Estatística. O PPGMA tem egressos no Brasil, atuando na educação superior e penetração na educação básica: é amplo sucesso na missão CAPES. O PPGMA teve êxito ao superar desafios do Quadriênio 2017-2020: aumentou os egressos qualificados em patamar maior ao período Pré-Pandemia. Isso merece destaque positivo em 2023: ME=22 e DO=23. O PPGMA tem 29 docentes doutores em dedicação exclusiva. São 18 Permanentes bolsistas PQ-CNPq: 15 Nível 1 (1A=1, 1B=3, 1C=6,1D=3) e 5 Nível 2. A Comissão PPGMA de Autoavaliação está em andamento, ancorada no GT CAPES-2019 e leva em conta o planejamento estratégico IMECC/UNICAMP: Ações afirmativas e Consolidação contínua de excelência. Temos uma saudável relação Permanentes (75,5%)/Colaboradores (24,5%), com lastro internacional, alguns colaboradores são PQ, e cumpre a Portaria 81 CAPES/2016, e isso é ótimo na projeção 2021-2024. O grande número de visitantes reflete a liderança PPGMA em Mentoria qualificada, o que é excelente.

A Matemática Aplicada no PPGMA é internacionalmente reconhecida e é positivamente disruptiva, incluindo ações pioneiras no plano institucional Brasil: 1) na CAPES, 2) no CA-MA/CNPq, 3) integração docente-bolsistas PQ além de fronteiras da Matemática, 4) cooperação ativa na indústria e setores da Economia exportando conhecimento, 5) forte contribuição na educação superior em linha na missão CAPES-Unicamp. O PPGMA tem grande vitalidade. Possui 204 matriculados (ME=70 e DO=134). Em 2023 teve 45 defesas (ME=22 e DO=23). Egressos receberam prêmios nacionais/internacionais: Best PhD Thesis Award in Fuzzy Systems pela North American Fuzzy Information Processing Society e o Prêmio CAPES de Teses 2023, e contempla mobilidade internacional de discentes/docentes. Destaca-se prêmios relevantes internacionais/nacionais de docentes-PPGMA: Su Buchin do International Council for Industrial and Applied Mathematics ao Prof. José M. Martinez e o Nero Passos da Sociedade Brasileira de Geofísica concedido à Profa. Maria A. N. Schleicher.

O PPGMA é único no Brasil, e cobre Teoria (teoremas), Computação (computação paralela e inteligência artificial) e Aplicações (sistemas biológicos, mudanças climáticas e energia), e forte interação na economia e indústria. No triênio 2021-2023, temos 40,86% da produção científica do DMA com ativa participação de discentes/egressos. Muitos são líderes (Brasil e Exterior), e na América Latina, e aumento substancial de artigos Qualis A1 (JCR).

O PPGMA é vanguarda em Matemática Aplicada. Exibe forte sinergia na Graduação "Matemática Aplicada e Computacional do IMECC" via evento anual Semana de Matemática Aplicada. O PPGMA teve forte influência na criação do ME Profissional em Matemática Aplicada e Computacional do IMECC. O PPGMA tem diversos líderes, coordenador/pesquisador principal com projetos financiados: Núcleos de Excelência PRONEX, Temáticos FAPESP, Editais Universais CNPq, CAPES PRINT, parceria estratégica em Energia(Petrobras/Equinor) e Agronegócio(Embrapa). Temos o DINTER com universidades do Nordeste. Isso demonstra força, excelência, pioneirismo, e a vitalidade do PPGMA-IMECC e coesão à trajetória de sucesso visando conquista no mérito a nota 7 da CAPES em 2021-2024.

 

Um pouco sobre a Matemática Aplicada

A Matemática Aplicada é utilizada em praticamente todas as áreas do conhecimento humano científico e tecnológico. O atual desenvolvimento tecnológico e intelectual está baseado em grande medida na aplicação do conhecimento matemático. Tais aplicações envolvem modelos matemáticos, análise aplicada, métodos numéricos, simulação e a implementação e disseminação de softwares livres.

Os professores do Departamento de Matemática Aplicada da UNICAMP são pesquisadores com reconhecimento nacional e internacional em suas respectivas áreas, que incluem: Análise Aplicada, Análise Numérica, Biomatemática, Combinatória, Física Matemática, Geofísica Computacional, Otimização, Pesquisa Operacional e Problemas Inversos.

Nossa pesquisa é eminentemente interdisciplinar e inclui a iteração com outros Institutos e Faculdades da UNICAMP e de outras universidades do Brasil e do exterior.

 

O Programa Acadêmico

Os(as) estudantes devem cursar pelo menos 20 créditos dentre disciplinas do programa ou de outros programas desde que autorizadas pelo seu orientador.

As disciplinas abaixo são obrigatórias; as destinadas para o Mestrado estão marcadas com (M) e para o Doutorado com (D)

  • MT401 Análise Aplicada (M,D)

Espaços normados. Transformações lineares contínuas. Compacidade. Espaços de Banach. Espaços de Hilbert. Teorema do ponto fixo de Banach. Aplicações. Cálculo em Espaços de Banach. Aplicações.

Álgebra de matrizes. Métricas, sensibilidade. Eliminação Gaussiana. Ortogonalização. Sistemas lineares especiais. Autovalores. Métodos iterativos.

Outras disciplinas podem ser consultadas no Catálogo dos Cursos de Pós-Graduação do IMECC: https://www.dac.unicamp.br/portal/pos-graduacao/catalogos-de-cursos


 

Atualização: 24/04/2024

Responsável pelas informações nesta página: