1966-1971

1966

• O Conselho Estadual de Educação autoriza a instalação e o funcionamento dos Institutos de Biologia, Matemática, Física e Química das Faculdades de Engenharia, Tecnologia de Alimentos, Ciências, Enfermagem da UNICAMP, através da Resolução nº 46/66, de 19 de dezembro.

1967

• O professor Rubens Murillo Marques assume a diretoria do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (IMECC) tendo como diretor associado o professor Newton A.C. Costa.

1968

• Começa a funcionar o IMECC, criado pela Lei Estadual nº 7.655 e autorizado pela Resolução CEE nº 46/66.
  • No dia 17 de abril deste ano, o CCUEC (Centro de Computação da Universidade de Campinas) passa a integrar o IMECC.
  • Começa a funcionar o Mestrado em Matemática.
  • No dia 23 de outubro, Orlando Francisco Lopes defende a primeira tese de Doutorado do IMECC, sob a orientação do Prof. Dr. Waldyr Muniz Oliva. A banca é composta pelos professores doutores Mauro de Oliveira César, Léo Roberto Borges Vieira, Nelson Onuchic e Paulo Boulos.

1969

• Foi criado o Departamento de Ciência da Computação dentro do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação e o curso de Bacharelado em Ciência da Computação, primeiro do gênero no Brasil, que serviu de modelo para inúmeros outros programas de graduação em todo país.

1970

• Rubens Murillo Marques propõe a interligação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com São Paulo, através da conexão do sistema 1130 (pertencente à Universidade) com o computador 1360, modelo 65, a ser instalado pela IBM naquela cidade. A medida visa ampliar a infraestrutura computacional para a instalação do terceiro ano do curso de bacharelado em Ciência da Computação e colocar a UNICAMP na vanguarda da realização científica no setor. (Correio Popular, 21.07.1970, pg 8)
  • Começa a funcionar o Doutorado em Matemática.

1971

• Ofício 12/71, datado de 21.01.71, autoriza a Criação dos Departamentos de Matemática, Estatística e Ciência da Computação. Neste período o corpo docente do IMECC contava com 45 professores, sendo que 11 eram da Estatística, 8 da Ciência da Computação e 26 da Matemática.
Responsável pelas informações nesta página: