2008-2012

2008

• Tese de doutorado de María Laura Schuverdt, aluna do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada do IMECC da Unicamp, foi contemplada com o Grande Prêmio Capes 2007, concedido anualmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e pela Fundação Conrado Wessel a cientistas em três áreas do conhecimento. O estudo Métodos de Lagrangiano aumentado com convergência utilizando a condição de dependência linear positiva constante venceu na categoria que engloba grandes áreas de engenharias e ciências exatas e da terra. Maria Laura foi orientada pelos professores José Mario Martínez e Roberto Andreani.
  • O professor Alberto Vazquez Saa vence o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz.

2009

• Elias Helou Neto, aluno de doutorado do IMECC, desenvolve método de reconstrução de imagens tomográficas a partir de algorítmicos numéricos, sob orientação do professor Álvaro Rodolfo De Pierro.
  • O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica lançou em 10 de junho o livro IMECC, 40 anos - A trajetória do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp. O livro foi escrito pelo jornalista Paulo Cesar Nascimento e apresenta uma crônica de fatos que marcaram a história do Intituto. O lançamento aconteceu no auditório da unidade.
  • O professor Luiz Antônio Barrera San Martin vence o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz.

2010

• O professor Caio José Colletti Negreiros assume a diretoria do IMECC tendo como diretora associadas a professora Verónica Andrea González-López.
  • Em cerimônia realizada em 12 de novembro, com a presença do reitor Fernando Costa, é inaugurado o novo elevador juntamente com quatro novos laboratórios de computação. O elevador resolveu o problema de acessibilidade no prédio principal do IMECC que apesar de muito bonito, apresentava sérias barreiras arquitetônicas para pessoas com necessidades especiais – os pavimentos superiores só podiam ser alcançados pelas escadarias.
  • O professor Prof. Dr. Marcelo Firer vence o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz.

2011

• O professor Djairo Figueiredo recebe em junho, na Universidade do Cairo, o prêmio "Telesio Galilei Gold Medal 2011" por suas inúmeras contribuições à Matemática, em especial à teoria das equações diferencias parciais elípticas. A importância de seus trabalhos fica patente quando se aprende que eles já geraram mais de 1300 citações tanto no Mathematical Reviews e mais de 850 citações no Science Citation Index.
  • O professor Plamen Emilov Kochloukov vence o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz.
  • O IMECC realizou no dia 8 de julho a primeira defesa de tese de doutorado em videoconferência. O recurso foi utilizado por um dos membros da banca, o professor Mauro Cirano, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele avaliou, em tempo real, diretamente de Adelaide, na Austrália, a tese do aluno do Imecc, André Krindges. O trabalho, orientado pelo professor João Frederico da Costa Azevedo Meyer, do Departamento de Matemática Aplicada, consiste em criar um instrumental para estudar a circulação e o comportamento de uma represa de grande porte, em condições de poluição. Por meio de modelagem e simulação computacional, Krindges analisou o movimento das manchas de poluição na represa.
  • Os funcionários Fernando Luis Barbosa, Flávio Rodrigues de Andrade, Paulo Henrique de Oliveira, Quintino Augusto Gomes de Souza, Rodolfo Broco Manin, Rosa Cristina Martins de Medeiros, Samira Muhammad Ismail e Sara Aparecida Rodrigues da Silva vencem o Prêmio aos profissionais da carreira PAEPE (Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão) no âmbito do IMECC com o "Projeto Quati – Qualidade no Atendimento em Informática".

2012

• O paper "Solitary waves for some nonlinear Schrödinger systems" publicado em 2008 na Revista "Annales de l'Institut Henri Poincare. Annales: Analyse Non Lineaire/Nonlinear Analysis." de autoria do Professor Colaborador do Departamento de Matemática do IMECC-UNICAMP Djairo Guedes de Figueiredo, e do Professor Orlando Lopes do Departamento de Matemática Aplicada do IME-USP e Professor aposentado do DM-IMECC é premiado por ter sido um dos mais citados no período de 2007 a 2011.
  • O professor Victor Hugo Lachos Dávila vence o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz.
  • Lino Anderson da Silva Grama, atualmente professor do Departamento de Matemática, recebeu a "Menção Honrosa", no âmbito do Prêmio "Professor Carlos Teobaldo Vidalon Gutierrez" de Melhor Tese na área de Matemática pelo trabalho “Equigeodéscas e aplicações equiharmônicas em variedades flag generalizadas". O Prêmio é uma iniciativa conjunta ICMC-SBM que visa premiar Teses de Doutorado na área de Matemática defendidas em 2011. A Tese premiada foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Matemática da Unicamp e orientada pelo Prof. Dr. Caio José Colletti Negreiros.
  • O professor Edmundo Capelas de Oliveira vence o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação.
  • As funcionárias Márcia Aparecida Pillon Daloia e Silvania Renata de Jesus Ribeiro Cirilo vencem o Prêmio aos profissionais da carreira PAEPE (Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão) no âmbito do IMECC com o projeto "Agilização do acesso aos artigos de periódicos científicos na Biblioteca do IMECC".
Responsável pelas informações nesta página: