Outras

Construção de bancos de dados espaciais com imagens de satétlite

Autor(es) e Instituição: 
Renzo Joel Flores Ortiz
Ilka Afonso Reis
Apresentador: 
Renzo Joel Flores Ortiz

O uso de dados espaciais é cada vez mais crescente em diversas áreas do conhecimento. Em especial, o uso de imagens de satélite no auxílio do entendimento de dados espacialmente referenciados tem se mostrado de grande importância em vários estudos como, por exemplo, os de Saúde Pública e Ecologia. O crescente desenvolvimento tecnológico e científico do Sensoriamento Remoto Orbital torna cada vez mais fácil o acesso às imagens de satélite e aos softwares que as manipulam. Este trabalho tem o objetivo de orientar a construção de um banco de dados que possibilite associar dados espaciais a imagens de satélite. Como exemplo, adotaremos a construção de um banco de dados para estimação de populações humanas via imagens de satélite. No caso da estimação de populações via imagens de satélite, o banco de dados é construído a partir de dados de contagem populacional nas unidades de análise escolhidos (ex., setores censitários) e das imagens do sensor escolhido.

Uma análise de sensibilidade para o ajuste preventivo versus ajuste corretivo no controle on-line do número de não conformidades num item inspecionado

Autor(es) e Instituição: 
Lenilson Pereira da Silva - PPGMAE-UFRN
Pledson Guedes de Medeiros - PPGMAE-UFRN
Linda Lee Ho - POLI-USP
Apresentador: 
Lenilson Pereira da Silva - PPGMAE-UFRN

Numa linha de produção, todo processo está sujeito a ocorrências de causas que venham a aparecer causando perdas na qualidade do produto e conseqüentemente prejuízos ao fabricante. O sistema de controle on-line consiste na inspeção periódica de um item a cada m produzidos e, uma vez que este item seja julgado como não conforme, admite-se que ocorreu uma mudança da fração de itens conformes e o processo é parado para ajuste. Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise de sensibilidade do Ajuste preventivo versus ajuste corretivo no controle on-line do número de não conformidades num item inspecionado.

Resumo estendido: 

O USO DA GEOESTATÍSTICA EM PROPRIEDADES DA MADEIRA

Autor(es) e Instituição: 
Gérson Rodrigues dos Santos - UFLA
Isaías Emílio Paulino do Carmo - UFLA
Marcelo Silva de Oliveira - UFLA
Adriana Maria Rocha Trancoso Santos - FADMINAS
Apresentador: 
Gérson Rodrigues dos Santos

Este trabalho objetivou verificar a viabilidade do uso da Geoestatística no estudo dos padrões de variabilidade das propriedades da madeira (dureza, densidade aparente e umidade) em 4 peças de Hevea brasiliensis (seringueira). As dimensões das peças analisadas são de, aproximadamente, 120x12x2,5 cm, sendo que as três primeiras foram retiradas da posição externa e a última da parte interna da tora. As tábuas foram divididas em malhas regulares proporcionais às suas dimensões. A determinação da dureza da madeira foi realizada com base no método de Janka, com a carga sendo aplicada no centro de cada célula. Em seguida, foram produzidos corpos-de-prova de cada célula para a determinação da densidade aparente (12%) e umidade. Os dados obtidos foram submetidos à análise geoestatística, através de semivariogramas, verificação de dependência espacial e krigagem, mapas de isolinhas. As propriedades força e umidade apresentam-se estruturadas espacialmente, sendo o modelo esférico o que melhor se ajustou aos dados, diagnóstico feito pela validação cruzada. Já a densidade aparente não apresentou continuidade espacial.

Resumo estendido: 

Teste de completa aleatoriedade espacial baseado em medidas de distância e ângulo

Autor(es) e Instituição: 
Gabriela Drummond Marques da Silva- UFMG
Renato Martins Assunção- UFMG
Apresentador: 
Gabriela Drummond Marques da Silva.

A execução de testes de completa aleatoriedade espacial para análise de padrões pontuais localizados em uma região planar é importante em diversas áreas do conhecimento, tais como, a ecologia e a epidemiologia. Inicialmente, os trabalhos que tratavam desse tema foram desenvolvidos através do chamado Método de Distância visto, por exemplo, em Holgate(1965) e Besag e Gleaves(1973). Nessa metodologia, as unidades amostrais são pontos arbitrários selecionados na região em estudo e a inferência estatística é baseada na distância entre cada ponto e os eventos observados mais próximos a ele. Já em Assunção(1994) e Assunção e Reis(2000), introduziu-se uma abordagem diferente, o Método de Ângulo. Nesse caso, a informação utilizada é o ângulo formado entre os vetores que ligam o ponto arbitrário aos seus primeiro e segundo eventos mais próximos. Os testes pertencentes ao Método de Ângulo apresentam um poder menor que aqueles classificados no Método de Distância, embora sejam mais práticos em campo. Este trabalho teve o objetivo de unir simultaneamente as medidas já propostas na literatura, distância e ângulo, em novos testes de hipóteses para completa aleatoriedade espacial. A proposta resultou em testes mais poderosos que os demais considerados no estudo.

Trabalho completo: 

R é confiável para estatística computacional?

Autor(es) e Instituição: 
Marcelo G. Almiron, Departamento de Ciência da Computação - UFMG
Eliana S. Almeida, Instituto de Computação - UFAL
Antonio C. Medeiros, Laboratório de Computação Científica e Visualização - UFAL
Alejandro C. Frery, Instituto de Computação - UFAL
Apresentador: 
Marcelo G. Almiron

Este trabalho avalia a precisão numérica da plataforma R em duas arquiteturas de processador (i386 e amd386), rodando sistemas operacionais Microsoft Windows 7, GNU/Linux Ubuntu 9.10 e MAC OS X Leopard (este último apenas em i386).
A avaliação consiste em calcular os valores da média, do desvio padrão, da correlação de primeira ordem e o estatístico F de ANOVA, empregando conjuntos de dados com comportamento conhecidamente problemático.
Os valores reportados por R são contrastados com outros certificados, e o número de dígitos significativos corretos é informado para cada situação.
Com excepção de uma situação onde R é incapaz de produzir resultados aceitáveis, esta plataforma se mostra precisa e portável, duas propriedades essenciais em estatística computacional.

AGRUPAMENTO DE DADOS DE MARCADORES MOLECULARES DOMINANTES UTILIZANDO O MÉTODO DE CLASSIFICAÇÃO DE PADRÕES SUPERVISIONADO

Autor(es) e Instituição: 
PEDRO HENRIQUE RAMOS CERQUEIRA, ESALQ-USP
ROSELI APARECIDA LEANDRO, ESALQ-USP
JULIANA GARCIA CESPEDES, UNIFEI
CLÁUDIO LOPES DE SOUZA JR, ESALQ-USP
ANETE PEREIRA DE SOUZA, UNICAMP
Apresentador: 
Pedro Henrique Ramos Cerqueira

Os estudos de relações filogenéticas e de divergência genética têm sido uma das contribuições mais concretas de marcadores moleculares para a organização e melhoramento genético. O método de classificação de padrões pode ser utilizado neste tipo de estudo pois há o interesse em agrupar os indivíduos semelhantes.
Os marcadores moleculares fornecem informações sobre o material genético (DNA) dos indivíduos em estudo, com o emprego de métodos bioquímicos que identificam diferenças no DNA, revelando para uma dada região, uma marca ou uma banda que permite comparar os indivíduos em estudo quanto à sua presença ou ausência. Tais diferenças são codificadas na forma de uma matriz, cujas colunas identificam os genótipos. As linhas indicam as regiões do DNA onde foram avaliadas as diferenças nas características de interesse, sendo as bandas reveladas codificadas pelo número 1 e as não reveladas pelo número 0. Deste modo, os dados correspondem à uma matriz de zeros e uns.
O método de classificação de padrões pode ser utilizado visto que o interesse está em agrupar indivíduos em classes semelhantes. Este método pode ser supervisonado ou não supervisionado.
O objetivo deste trabalho é empregar o método de classificação de padrões supervisionado na classificação de diferentes linhagens de milho. Para tanto foram utilizados dados provenientes de uma análise com marcadores moleculares dominantes do tipo RAPD de 18 linhagens de milho provenientes de duas populações diferentes, BR-105 e BR-106.

Resumo estendido: 

Autenticação Pessoal Baseada na Análise da Dinâmica da Digitação por Métodos Estatísticos

Autor(es) e Instituição: 
Leonardo José Tenório Mourão Torres - UFAL
Ricardo Rubens G. Nunes Filho - IFAL
Fabiano S. Brião - UFAL
Rian Gabriel S. Pinheiro - UFAL
Alejandro C. Frery - UFAL
Apresentador: 
Leonardo José Tenório Mourão Torres - UFAL

Este trabalho apresenta resultados de autenticação biométrica via Dinâmica da Digitação na Web, onde pretende-se identificar uma pessoa pelo seu ritmo habitual de digitar uma senha em um teclado convencional usando métodos estatísticos. Os resultados mostram que o uso da Dinâmica da Digitação é simples e eficiente para autenticação pessoal, obtendo melhores resultados usando quinze amostras por Modelo com taxas de falsa rejeição de 4,26% e de falsa aceitação de 1,80%. Estas taxas de erros são aceitáveis, visto que um usuário impostor que conheça a informação alvo de um usuário autêntico terá acesso às informações como: contas bancárias, cartões de créditos, e aplicações industriais, dentre outras.

O DESEMPENHO NOS INTANGÍVEIS ORGANIZACIONAIS: UMA ANÁLISE DE INDICADORES POR MEIO DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM

Autor(es) e Instituição: 
Vera do Carmo Comparsi de Vargas - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Departamento de Informática e Estatística
Fernando de Jesus Moreira Junior - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Estatística
Dalton Francisco de Andrade - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Departamento de Informática e Estatística
Apresentador: 
Vera do Carmo Comparsi de Vargas

A avaliação de intangíveis organizacionais por meio dos sistemas de medição tradicional não possibilita fazer comparações entre diferentes tipos de intangíveis nem entre diversos ramos empresariais. Vargas (2007) fez um estudo sobre os intangíveis e propôs um modelo de avaliação por meio da Teoria da Resposta ao Item, no qual foi criada a Escala de Medição do Desempenho nos Intangíveis – EMDI – estabelecida com os dados levantados de uma amostra de 203 empresas associadas à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC, usando um conjunto de trinta e três itens com cinco categorias de respostas. O presente trabalho apresenta uma complementação da pesquisa com a população-alvo constituída por empresas do Rio Grande do Sul, parte delas associadas ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE-RS e outras cadastradas em sindicatos industriais obtidas por buscas na Internet. Nesta segunda etapa do trabalho 334 indústrias gaúchas responderam ao questionário no período de 1° de maio a 28 de agosto de 2009. Com uma amostra total de 537 empresas respondendo ao questionário de trinta e três itens fez-se um estudo da qualidade dos itens empregando o Modelo Logístico de 2 parâmetros da Teoria da Resposta ao Item. Com as análises realizadas chegou-se a um conjunto de vinte e quatro itens dicotômicos que podem ser empregados para dar prosseguimento às próximas fases do modelo para a avaliação dos intangíveis.

A malária no Amazonas na primeira década do século XXI: Uma análise puramente espacial

Autor(es) e Instituição: 
Geraldo Loepes de Souza Júnior - Census Consultoria Estatística
Wanessa Chaves Guedes - Universidade Federal do Amazonas
Daniela dos Santos Mesquita - Universidade Federal do Amazonas
Apresentador: 
Wanessa Chaves Guedes

A Malária é uma doença infecciosa aguda ou crônica e mata três milhões de pessoas por ano no mundo, uma taxa só comparável à da SIDA/AIDS e no estado do Amazonas essa realidade não é diferente. Por isso surgiu o interesse em estuda - lá, fazendo uma analise puramente espacial e detectando clusters de baixo e alto risco de contrair a doença. Acreditamos que este quadro ainda impera por descaso do poder publico, este é o maior fator motivacional para a realização desse estudo.

Resumo estendido: 

Perfil do Aluno Evadido do Curso de Estatística da UFRGS

Autor(es) e Instituição: 
André Lacerda Biurrum - Departamento de Estatística – UFRGS
Luciana Neves Nunes - Departamento de Estatística – UFRGS
Apresentador: 
Luciana Neves Nunes

Para estudar as causas da evasão escolar é necessário, em primeiro lugar, conhecer não somente o ambiente de estudo, assim como que tipo de estudante uma Instituição de Ensino pode estar recebendo. Com o intuito de conhecer o perfil do evadido no curso de Estatística da UFRGS, foi planejada e executada uma pesquisa com os evadidos do curso, considerando os alunos que estiveram matriculados em algum momento no período de 2000 a 2007. O presente trabalho primeiramente apresenta definições de evasão no ensino superior e seus fatores causais. É apresentada a técnica de pesquisa utilizada para essa pesquisa com o aluno evadido do curso de Estatística. Em seguida são analisados os resultados da pesquisa e que tipo de ações podem ser sugeridas.

Trabalho completo: 
Divulgar conteúdo