Ciências Humanas

Ensino da Correlação de Postos no Ensino Médio

Autor(es) e Instituição: 
Antonio Carlos Fonseca Pontes - Universidade Federal do Acre - NAEPE/CCET
Antonio Carlos Fonseca Pontes Junior - Universidade Federal do Acre - NAEPE/CCET
Altemir da SIlvia Braga - Universidade Federal do Acre - NAEPE/CCET
Apresentador: 
Antonio Carlos Fonseca Pontes

Dentre os procedimentos estatísticos, um dos mais populares é a correlação linear, em que são estudadas duas variáveis medidas em um único indivíduo concomitantemente. Tal popularidade se justifica em função do possível relacionamento existente entre características num mesmo indivíduo. Entretanto, o coeficiente de correlação linear de Pearson, que é o procedimento mais conhecido para a obtenção desse tipo de relacionamento, nem sempre é adequado, especialmente quando uma ou ambas as variáveis são medidas em escala ordinal. Nessas situações, o coeficiente de correlação de Spearman é mais adequado por levar em consideração a ordem dos dados e não o seu valor intrínseco. Ainda, quando os dados obtidos das variáveis não aderem à distribuição normal devido, por exemplo, à presença de valores discrepantes (outliers), o coeficiente de correlação de Spearman é um bom substituto para a verificação do inter-relacionamento das variáveis consideradas. O coeficiente de correlação de Spearman é simples de calcular e de fácil compreensão, especialmente quando o número de pares de dados (ou indivíduos) é pequeno. Neste trabalho busca-se incentivar a introdução de novas metodologias estatísticas no ensino médio, especificamente do coeficiente de correlação de Spearman, fortalecendo e enriquecendo o conhecimento dos alunos e professores do ensino médio e trazendo, ainda que de forma incipiente, um pouco da realidade cotidiana para a sala de aula.

Resumo estendido: 

PREVISÃO DE SEGUROS DE AUTOMÓVEIS UTILIZANDO MODELAGEM ESTRUTURAL

Autor(es) e Instituição: 
Lincoln Teixeira da Silva - ENCE/IBGE
Tiago Mendes Dantas - PUC-RIO
Sandra Canton Cardoso - ENCE/IBGE
Apresentador: 
Tiago Mendes Dantas e Lincoln Teixeira da Silva

A indústria de seguros movimenta bilhões de dólares no mundo inteiro. Em
alguns países como França, Japão e o Reino Unido, as operações referentes a seguros representam mais de 10% dos seus respectivos PIB’s. No Brasil, este mercado ainda é pouco explorado, representando aproximadamente 3,0% do Produto Interno Bruto em 2007. Entretanto, com a recente elevação da renda e estabilização da economia interna, o mercado de seguros brasileiro vive um momento extremamente singular aliado a grandes expectativas de crescimento. O objetivo principal deste trabalho é fazer previsões doze passos à frente para a série do total de Prêmios diretos de seguros de automóveis no Brasil, utilizando modelos estruturais na visão clássica proposta por Harvey. O estudo poderá fornecer subsídios de maneira antecipada para que a tomada de decisão seja precisa e esteja baseada em um modelo estatístico de série temporal.

Análise de Agrupamento Aplicada a Estudos de Preço de Alimentação na Rede Pública

Autor(es) e Instituição: 
Karen Conceição Dias
Hélio Luis de Paula Fernandes
Jorge Luis Batista de Oliveira
Perla Cristina Moreira
Apresentador: 
Karen Conceição Dias

Introdução: Este estudo menciona algumas sugestões para avaliação de preços unitários dos itens de refeições fornecidos nos hospitais de Rede Própria do estado da Bahia. Para isto utilizou-se uma ferramenta estatística para auxílio na análise dos preços, a análise de agrupamento. Objetivo: Padronização dos preços unitários por itens de refeição servidas nas unidades de Rede Própria à servidores, pacientes e acompanhantes.Metodologia: Para adotar uma referência dos preços unitários por refeição, faz-se necessário a estratificação dos hospitais por características comuns, pois assim “são definidos” os diferentes perfis, sendo possível sugerir um valor mais preciso e apropriado para cada perfil hospitalar.
Resultados: Os resultados obtidos foram a partir de duas avaliações: uma referente ao cálculo do preço médio dos itens de refeições por grupos definidos por uma Diretoria de conhecimento técnico e a outra foi calculado a partir das estratificações dos hospitais segundo a análise de agrupamento.

Resumo estendido: 

Perfil do Aluno Evadido do Curso de Estatística da UFRGS

Autor(es) e Instituição: 
André Lacerda Biurrum - Departamento de Estatística – UFRGS
Luciana Neves Nunes - Departamento de Estatística – UFRGS
Apresentador: 
Luciana Neves Nunes

Para estudar as causas da evasão escolar é necessário, em primeiro lugar, conhecer não somente o ambiente de estudo, assim como que tipo de estudante uma Instituição de Ensino pode estar recebendo. Com o intuito de conhecer o perfil do evadido no curso de Estatística da UFRGS, foi planejada e executada uma pesquisa com os evadidos do curso, considerando os alunos que estiveram matriculados em algum momento no período de 2000 a 2007. O presente trabalho primeiramente apresenta definições de evasão no ensino superior e seus fatores causais. É apresentada a técnica de pesquisa utilizada para essa pesquisa com o aluno evadido do curso de Estatística. Em seguida são analisados os resultados da pesquisa e que tipo de ações podem ser sugeridas.

Trabalho completo: 

A Aplicação dos Métodos Estatísticos nas áreas de Química e Biologia:Análise em Periódicos

Autor(es) e Instituição: 
Maria Imaculada de L Montebelo
Maria Luisa M Calçada
Apresentador: 
Maria Luisa M Calçada

Pretende-se descrever uma ação pedagógica que objetiva a integração dos conceitos de estatística, uma disciplina de natureza instrumental, com os demais conceitos do curso em que está inserida, privilegiando o ensino contextualizado, por meio da aproximação da Estatística ao universo de ação dos alunos.
Com o desenvolvimento dessa atividade espera-se que os alunos dos cursos de licenciatura em Química e em Biologia possam responder as seguintes perguntas:
• Que métodos estatísticos estão presentes nos estudos publicados da área de saber ?

Resumo estendido: 

Avaliação dos métodos para detecção de DIF (Differential Item Functioning)

Autor(es) e Instituição: 
Luís Otávio Marques Fernandes UFMG
Marcos Antônio da Cunha Santos UFMG
Apresentador: 
Luís Otávio Marques Fernandes

O trabalho é direcionado para a avaliação educacional. Na área de Teoria de Resposta ao Item, estudou-se o DIF (comportamente diferencial do item). O trabalho busca comparar dois métodos da detecção do DIF.

Resumo estendido: 

Perfil Socioeconômico e Cultural dos Visitantes dos Museus Fluminenses e Paulistas: Uma Análise Comparativa.

Autor(es) e Instituição: 
Camila Pereira Koehler (ENCE)
José Matias de Lima (ENCE)
Leandro Lins Marina (Fundação Cesgranrio)
Apresentador: 
Camila Pereira Koehler

Atualmente ganha relevância as questões sobre a relação entre demanda cultural e inserção da cultura na sociedade contemporânea e os museus, como ambientes que possibilitam intensa interação social, fazem parte da grande rede de instâncias culturais que trazem benefícios para a melhoria de vida de indivíduos e ou grupos. Neste trabalho são apresentados os resultados obtidos no projeto de iniciação científica que tinha por objetivo principal identificar o perfil socioeconômico dos visitantes dos museus fluminenses e paulistas, a partir das informações obtidas das pesquisas realizadas pelo Observatório de Museus e Centros Culturais, OMCC nos anos 2005 e 2006/2007. Apesar de existirem algumas diferenças no perfil socioeconômico e cultural entre os visitantes dos museus de ambos estados, percebe-se que o comportamento das variáveis investigadas na pesquisa é muito semelhante. Os visitantes dos museus paulistanos têm 2,2 vezes mais chances de serem freqüentadores habituais de museus e centros culturais. Observa-se também que as chances estimadas do visitante investigado ser um freqüentador de museus e centros culturais cresce com o nível de escolaridade dos visitantes.Visitantes pós-graduados têm, aproximadamente, três vezes mais chances de serem freqüentadores assíduos em relação aos que detêm nível de escolaridade correspondente ao ensino fundamental completo.

Palavras Chave: Demanda Cultural; Museus; Amostragem sistemática; Perfil socioeconômico; Regressão logística.

Resumo estendido: 

Estatística à Distância: uma experiência

Autor(es) e Instituição: 
Luciana Neves Nunes - UFRGS
Apresentador: 
Luciana Neves Nunes

No primeiro semestre de 2010 está sendo ministrada uma turma da disciplina de Estatística Básica que é dada aos cursos de Ciências Sociais, Geografia e Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) totalmente à distância. Nessa disciplina é apresentada uma introdução à estatística, acompanhada de ideias de como planejar e conduzir uma pesquisa quantitativa. Ao invés de se apresentar a Estatística com um raciocínio tipicamente matemático, como é usual nas disciplinas de estatística, são apresentados conceitos e técnicas dentro de um processo de pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Portanto, nesse trabalho, a idéia é descrever e divulgar a experiência de se desenvolver uma turma de Estatística Básica para as Ciências Humanas totalmente à distância.

Comparação de Métodos para Definição de Linhas de Corte para Testes baseados em Critérios.

Autor(es) e Instituição: 
Lilia Carolina C. da Costa (UFBA)
Jonatas Silva do Espirito Santo (UFBA)
Apresentador: 
Lilia Carolina C. da Costa

O estabelecimento da linha de corte de um teste refere-se ao processo pelo qual uma nota para a aprovação dos examinados é determinada. No caso de testes baseados em norma, i.e., quando se deseja comparar os examinados e selecionar os melhores, a linha de corte é usualmente definida como o número de vagas, como por exemplo, vestibular ou concurso. Por outro lado, quando se está trabalhando com testes baseados em critérios, i.e, quando se deseja, por exemplo, conhecer o desempenho individual dos examinados, como certificação ocupacional ou habilitação para dirigir, há na literatura uma gama de métodos. Se essa nota de aprovação for definida sem que o teste propriamente dito seja a referência, um teste fácil poderá produzir um número substancialmente maior de aprovados, em detrimento dos examinados minimamente qualificados; e um teste difícil poderá ter o efeito oposto, reprovando examinados injustamente que teriam méritos para aprovação. Esse estudo tem o objetivo de descrever e comparar três métodos existentes na literatura para a definição de linhas de corte, Holístico, Nedelsky e Angoff. O método Nedelsky apresentou resultados mais discrepantes em relação aos outros métodos.

Resumo estendido: 

AGRUPANDO ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE BELÉM COM BASE EM FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO NA PROVA BRASIL 2007

Autor(es) e Instituição: 
Charlene de Carvalho Silva
Maria Regina Madruga
Héliton Ribeiro Tavares
Apresentador: 
Maria Regina Madruga

Neste trabalho utilizou-se o modelo de resposta ao item gradual de Samejima (1969) para construir escores relacionados a alguns fatores determinantes da proficiência média das escolas do município de Belém, no Estado do Pará, na Prova Brasil 2007, instrumento de avaliação aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) aos estudantes da 4a e 8a séries do Ensino Fundamental de escolas públicas. Neste trabalho considerou-se apenas o desempenho dos estudantes da 4ª série. Os fatores considerados neste estudo compreenderam 4 grupos: o contexto dos alunos da escola (Grupo 1), o contexto socioeconômico da escola (Grupo 2),os métodos pedagógicos da escola (Grupo 3) e atributos do corpo docente da escola (Grupo 4). A escolha desses fatores baseou-se em trabalhos anteriores, ver Soares (2002) e Soares e Andrade (2006). Para a estimação dos escores em cada grupo foram utilizados alguns itens do questionário respondido pelos alunos (Grupo 1), itens do questionário da escola (Grupo 2), itens do questionário do diretor (Grupo 3) e itens do questionário do professor (Grupo 4). Após obtenção destes escores para cada escola, utilizou-se a técnica de Análise de Agrupamento para definir estratos homogêneos de escolas com relação aos fatores considerados. Das 103 escolas consideradas no estudo, construiu-se 6 estratos para o desempenho em Matemática e 5 para o desempenho em Português.

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