AGRUPAMENTO DE DADOS DE MARCADORES MOLECULARES DOMINANTES UTILIZANDO O MÉTODO DE CLASSIFICAÇÃO DE PADRÕES SUPERVISIONADO

Autor(es) e Instituição: 
PEDRO HENRIQUE RAMOS CERQUEIRA, ESALQ-USP
ROSELI APARECIDA LEANDRO, ESALQ-USP
JULIANA GARCIA CESPEDES, UNIFEI
CLÁUDIO LOPES DE SOUZA JR, ESALQ-USP
ANETE PEREIRA DE SOUZA, UNICAMP
Apresentador: 
Pedro Henrique Ramos Cerqueira

Os estudos de relações filogenéticas e de divergência genética têm sido uma das contribuições mais concretas de marcadores moleculares para a organização e melhoramento genético. O método de classificação de padrões pode ser utilizado neste tipo de estudo pois há o interesse em agrupar os indivíduos semelhantes.
Os marcadores moleculares fornecem informações sobre o material genético (DNA) dos indivíduos em estudo, com o emprego de métodos bioquímicos que identificam diferenças no DNA, revelando para uma dada região, uma marca ou uma banda que permite comparar os indivíduos em estudo quanto à sua presença ou ausência. Tais diferenças são codificadas na forma de uma matriz, cujas colunas identificam os genótipos. As linhas indicam as regiões do DNA onde foram avaliadas as diferenças nas características de interesse, sendo as bandas reveladas codificadas pelo número 1 e as não reveladas pelo número 0. Deste modo, os dados correspondem à uma matriz de zeros e uns.
O método de classificação de padrões pode ser utilizado visto que o interesse está em agrupar indivíduos em classes semelhantes. Este método pode ser supervisonado ou não supervisionado.
O objetivo deste trabalho é empregar o método de classificação de padrões supervisionado na classificação de diferentes linhagens de milho. Para tanto foram utilizados dados provenientes de uma análise com marcadores moleculares dominantes do tipo RAPD de 18 linhagens de milho provenientes de duas populações diferentes, BR-105 e BR-106.

Resumo estendido: