Ciências Sociais Aplicadas
Qualidade de ensino: um problema a ser tratado de forma multidimensional
Este estudo propôs a construção de um conjunto de indicadores educacionais a fim de se compor um mapa gerencial que auxiliem os gestores das escolas públicas mineira. Para tanto, utilizou-se uma série de técnicas como Análise Fatorial, Teoria de Resposta ao Item (TRI), Modelos de Regressão Lineares Hierárquicos e Modelo de Regressão Multinomial Logístico. Partiu-se do pressuposto de que apenas um único indicador não seja capaz de sintetizar com acurácia todos os processos que podem ocorrer no interior da escola, para tal apresenta-se uma proposta que contém indicadores considerados suficientes para se diagnosticar principais problemas e entraves na avaliação em Larga Escala. Os indicadores foram propostos e testados utilizando-se base de dados de Avaliações em Larga Escala. PALAVRAS-CHAVES: Indicadores Educacionais, Teoria de Resposta ao Item, Modelos de Regressão Lineares Hierárquicos.
Avaliação da Influência da Atuação do Formador de Mercado no Risco de Liquidez do Mercado Brasileiro de Ações
O objetivo desse trabalho é analisar a influência da adoção de formadores de mercado no risco de liquidez das ações de empresas listas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Percebe-se um aumento constante do número de empresas que optam por tal serviço, principalmente como formar de atrair novos investidores. Para nosso estudo, tomamos o caso de dez empresas e analisamos o comportamento da liquidez nos períodos anteriores e posteriores ao contrato de serviço de um formador de mercado. Através disso, pode-se detectar mudanças que tenham eventualmente ocorrido.
Morte materna e desigualdade social segundo o perfil de raça/cor: aplicação da técnica de análise de correspondência aos dados da região Nordeste brasileira
Este estudo teve por objetivo investigar a existência de diferenciais no padrão dos óbitos maternos na região Nordeste (NE) brasileira, por categorias de raça/cor, segundo características sócio demográficas e de morbi-mortalidade. O período selecionado corresponde ao último triênio disponível no sistema sobre mortalidade – SIM/Datasus/MS, 2005-2007. Coletou-se os óbitos maternos por raça/cor (adotando-se as categorias: branca, preta e parda), segundo as variáveis: estado civil, idade, escolaridade, local de ocorrência, tipo de causa obstétrica (direta, indireta e não especificada), causa da morte por grupos - CID-10 e a classificação do óbito (se durante a gravidez, parto ou aborto; puerpério (até 42 dias e 43 dias a 1 ano) e ignorado). Realizou-se uma análise exploratória, aplicando-se o teste de qui-quadrado (nível de 5% de confiança), e a técnica de Análise de Correspondência (AC), útil na visualização gráfica dos diferenciais nos padrões das variáveis. Observou-se um total de 1743 óbitos maternos informadas para a região NE em 2005-2007, dos quais 20%, 8% e 61% foram de mulheres declaradas como de cor branca, preta e parda, respectivamente. A maioria das mulheres eram solteiras (54%), na faixa etária de 20-34 anos (59%), com menos de 8 anos de estudo (46%). As causas obstétricas diretas responderam por 71% dos óbitos, tendo a maioria dos óbitos ocorrido durante a gravidez, parto ou aborto. Os resultados da AC mostraram que os óbitos das mulheres não brancas estiveram mais associados às adolescentes a baixa escolaridade, as causas obstétricas direta ou não informadas e as condições referentes à gravidez, parto ou aborto. Conclui-se que, apesar desses óbitos maternos representarem apenas uma amostra da realidade regional (devido ao sub-registro de óbitos) eles refletem com certa consistência, um padrão de vulnerabilidade para as mulheres da região.
Um estudo sobre as mães adolescentes brasileiras
O projeto é baseado em mães adolescente, entre 15 e 19 anos, brasileiras. Este é um estudo de causas e consequencias sobre a maternidade na adolescência. O objetivo é apresentar elementos dessa análise como um fenômeno que afeta de forma desigual as adolescentes brasileiras, de acordo com a renda do domicílio onde vivem e com a escolaridade. A pesquisa é de caráter quantitativo, de cunho descritivo e exploratório, para a qual foram utilizados dados secundários da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2001 e de 2008.
Análise de Correspondência Simples e Múltipla para Dados Amostrais Complexos
Neste trabalho é apresentado um estudo sobre o efeito de planos amostrais complexos em alguns resultados de Análise de Correspondência Simples e Múltipla. Resultados indicam que tais métodos de análise exploratória de dados multivariados podem ser seriamente afetados pela estrutura do desenho adotado para a seleção da amostra estudada. A principal contribuição deste trabalho é uma proposta de uma metodologia que permitir a consideração do plano amostral na Análise de Correspondência Múltipla.
O DESEMPENHO NOS INTANGÍVEIS ORGANIZACIONAIS: UMA ANÁLISE DE INDICADORES POR MEIO DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM
A avaliação de intangíveis organizacionais por meio dos sistemas de medição tradicional não possibilita fazer comparações entre diferentes tipos de intangíveis nem entre diversos ramos empresariais. Vargas (2007) fez um estudo sobre os intangíveis e propôs um modelo de avaliação por meio da Teoria da Resposta ao Item, no qual foi criada a Escala de Medição do Desempenho nos Intangíveis – EMDI – estabelecida com os dados levantados de uma amostra de 203 empresas associadas à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC, usando um conjunto de trinta e três itens com cinco categorias de respostas. O presente trabalho apresenta uma complementação da pesquisa com a população-alvo constituída por empresas do Rio Grande do Sul, parte delas associadas ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE-RS e outras cadastradas em sindicatos industriais obtidas por buscas na Internet. Nesta segunda etapa do trabalho 334 indústrias gaúchas responderam ao questionário no período de 1° de maio a 28 de agosto de 2009. Com uma amostra total de 537 empresas respondendo ao questionário de trinta e três itens fez-se um estudo da qualidade dos itens empregando o Modelo Logístico de 2 parâmetros da Teoria da Resposta ao Item. Com as análises realizadas chegou-se a um conjunto de vinte e quatro itens dicotômicos que podem ser empregados para dar prosseguimento às próximas fases do modelo para a avaliação dos intangíveis.
Modelo multidimensional de resposta ao item: estimação bayesiana e MCMC
Este trabalho tem como propósito a obtenção das estimativas dos parâmetros dos itens e dos factores latentes do modelo da Teoria de Resposta ao Item multidimensional logístico de dois parâmetros conjugando a estimação bayesiana com o uso de métodos de simulação Markov Chain Monte Carlo. Em particular, usa-se o algoritmo de Metropolis-Hastings com passos de Gibbs. Todas as etapas do algoritmo e respectiva fundamentação matemática apresentam-se e ilustram-se com recurso a computação desenvolvida em Matlab. Para testar o algoritmo proposto utilizam-se dados simulados, considerando que o factor latente afere 2 e 3 dimensões. Usa-se o critério de informação AIC para identificar o número de factores que melhor se ajusta aos dados. Para comparar as estimativas dos parâmetros obtidas pela aplicação do modelo com os valores verdadeiros utilizam-se as estatísticas: correlação de Pearson, Erro Absoluto Médio e Erro Quadrático Médio.
Amostragem na coleta de dados do Censo Demográfico 2010
O Censo Demográfico 2010 vai adotar o mesmo modelo de investigação de características usado nos censos anteriores, qual seja, a utilização de dois questionários, aqui entendidos como dois conjuntos diferentes de quesitos para a mensuração de características de interesse: um questionário grande para ser aplicado em uma amostra de domicílios (e cada um de seus moradores) e outro, pequeno, para ser aplicado aos domicílios (e cada um de seus moradores) não selecionados para a amostra.
Esse modelo permite formar o que chamamos de conjunto universo, junção de todos os domicílios com as variáveis comuns aos dois questionários, que permite a obtenção de dados para 100% dos domicílios e da população brasileira. Adicionalmente, os domicílios e pessoas que respondem ao questionário da amostra formam o denominado conjunto amostra, a partir do qual são feitas as estimativas das características de interesse, nos níveis geográficos definidos pelo método de estimação, as áreas de ponderação, que não devem ser maiores do que um município.
Este documento apresenta as definições relacionadas com o plano amostral definido para a seleção das unidades a serem pesquisadas por meio do questionário grande, abordando as questões de tamanho da amostra, refletidas nas frações amostrais a serem aplicadas, e o algoritmo de seleção definido como alternativa à seleção sistemática simples em cada setor censitário, que foi usado até então nos censos brasileiros.
Uma Proposta Metodológica para o Ensino do Tratamento da Informação no Ensino Fundamental
O mundo que nos rodeia é apresentado com dados estatísticos, por isso é indispensável que saibamos interpretá-los para desenvolver a capacidade de análise. Mas, pesquisas educacionais que verificam o índice de alfabetismo dos brasileiros, mostram que o desenvolvimento das habilidades necessárias para a interpretação destas informações numéricas ainda é precário. Após analisar os resultados destas pesquisas, em algumas escolas de Recife – PE, sentimos a necessidade de investigar a capacidade dos discentes do ensino fundamental II destas instituições de interpretarem as informações apresentadas em tabelas e gráficos. Para isso aplicamos atividades, envolvendo o Tratamento da Informação, com estes alunos. Os resultados destas atividades foram avaliados, e concluiu-se que o conteúdo em questão ainda esta sendo pouco explorado no ensino da matemática. Após essa análise desenvolvemos uma sequência de atividades, envolvendo o tema em questão, explorando gráficos e tabelas apresentados em jornais e revistas, que auxiliou os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem no desenvolvimento de habilidades e competências para uma leitura crítica de gráficos e tabelas.
Análise de Sobrevivência em Dados Educacionais do Nordeste Brasileiro
Neste trabalho foi realizada uma análise do comportamento da colocação e a pontuação média dos Estados do Nordeste a partir dos resultados do Saeb, do período de 1995 até 2007, disponíveis no portal do MEC, através da Análise de Sobrevivência. Calculou-se a probabilidade de um determinado estado ficar fora do grupo contendo os três melhores colocados nos próximos anos, calculou-se também a probabilidade de um estado obter o melhor resultado no Nordeste nas próximas avaliações e por fim calculou-se a probabilidade do estado atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Educação para os próximos anos, tanto para o 5º Ano (4ª Série) e 9º Ano (8ª Série) do Ensino Fundamental ll, como para o 3º Ano do Ensino Médio.