R é confiável para estatística computacional?

Marcelo G. Almiron, Departamento de Ciência da Computação - UFMG
Eliana S. Almeida, Instituto de Computação - UFAL
Antonio C. Medeiros, Laboratório de Computação Científica e Visualização - UFAL
Alejandro C. Frery, Instituto de Computação - UFAL
Marcelo G. Almiron

Este trabalho avalia a precisão numérica da plataforma R em duas arquiteturas de processador (i386 e amd386), rodando sistemas operacionais Microsoft Windows 7, GNU/Linux Ubuntu 9.10 e MAC OS X Leopard (este último apenas em i386).
A avaliação consiste em calcular os valores da média, do desvio padrão, da correlação de primeira ordem e o estatístico F de ANOVA, empregando conjuntos de dados com comportamento conhecidamente problemático.
Os valores reportados por R são contrastados com outros certificados, e o número de dígitos significativos corretos é informado para cada situação.
Com excepção de uma situação onde R é incapaz de produzir resultados aceitáveis, esta plataforma se mostra precisa e portável, duas propriedades essenciais em estatística computacional.