LEM
O Evento
Anais
Fotos

Informações
sobre o ERPM
 
 
 

 


Palestras
01

O que nos fêz e faz sermos matemáticos, professores de matemática?
Prof Dr João Frederico da Costa Azevedo Meyer (Joni),
Diretor do IMECC/UNICAMP

02 A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS:
Contribuições da Psicologia para a prática docente 

Sandra Magina
Conferências
01 A Teoria dos Campos Conceituais: contribuições da Psicologia para a prática docente
Sandra Magina
02 Formulação & Resolução de Problemas: o quê, por quê e como
Luiz Roberto Dante
Mini Cursos
01 A linguagem matemática na educação infantil: o papel do registro
Adair Mendes Nacarato
Eleonora Dantas Brum
02

Estocástica nas Séries Iniciais
Profª Celi Espasandin Lopes LEM/IMECC/UNICAMP e UNICSUL/SP
Profª Elaine Meirelles UNICSUL-SP

02b O Desenvolvimento da Probabilidade e da Estatística
Celi Espasandin Lopes
Elaine Meirelles
04 O conceito de proporcionalidade no ensino
fundamental

Profa. Dra. Roseli de Alvarenga Corrêa – Demat/Ufop
05 Estatística e Problemas de Contagem no Ensino Fundamental
06 Ambientes informatizados no Ensino de Matemática: algumas sugestões de atividades
07 Desenvolvendo competências matemáticas - Parte 1
Desenvolvendo competências matemáticas - Parte 2
Desenvolvendo competências matemáticas - Parte 3

Marineusa Gazzetta
08 JOGOS: um recurso metodológico para as aulas de matemática
09 Modelagem Matemática e Meio Ambiente na sala de aula
Profa. Denise Helena L. Ferreira
Profa. Maria Beatriz F. Leite
10

Atividades interdisciplinares integrando as áreas do conhecimento no Ensino Médio

11 A prática da resolução de problemas
A .C. Patrocínio/lem/imecc/unicamp
12

Índice de Massa Corpórea
Maria Zoraide M C Soares
Tabela de Alimentos

Comunicações
01

A multiplicação no Ensino Fundamental: atividades técnicas envolvendo conceitos de área e análise combinatória
Fernanda Teresa Tofolo
Catarina Maria Vitti

02 A Matemática através da literatura. Um olhar interdisciplinar para a leitura
Jane Marie Gomes de Almeida
03 Utilização da arte do origami no ensino de geometria
Lee Yun Sheg
Vanessa Cristina Ponce
Lee Yun Feng
André Lopes Pigiani 
04 Dificuldades em álgebra: Tradução Literal
Nathalia Tornisiello Scarlassari
05 A interação entre adolescentes e crianças num ambiente de jogo
Keli Cristina Conti
06 A construção do pensamento algébrico usando como recurso os números poligonais
Elisangela Parra Zigart Peres
Maria Margarida Massignan de Almeida
07 Estágio Colaborativo: Uma experiência possível?
Décio Lauro Soares
Keli Cristina Conti
08 Níveis de conhecimento esperados dos estudantes: a noção intuitiva de conjunto
Áureo de Albuquerque Ribeiro
Marlene Alves dias
09

Avaliação da aprendizagem e as políticas educacionais
Rosaly Mara Senapeschi Garita

10 O desempenho de alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio em Problemas de Fração
Sandra Magina
Evanilton Alves
Humberto Tedesco
Irene Prestes
11 Produzindo significados nas aulas de matemática da EJA: uma análise curricular
Meri Bello Kooro
Celi Espasandin Lopes
12 Peso, altura e massa corpórea uma relação matemática e um estilo de vida
Ana Paula Simões
José Roberto Pereira
Noemi Pinheiro do Nascimento Fuji
13 Combinações com repetições: interpretações combinatórias e resolução de problemas
Eduardo Luis Estrada
14 Polígono e poliedro: um estudo sobre exemplos e não-exemplos
Nelson Antonio Pirola
Marcelo Carlos Proença
Luciane de Castro Quintiliano
15

Atividades geométricas com o software cabri géomètre II na licenciatura em matemática do CEUCLAR
Antônio César Geron

16 Brincando e aprendendo
Ednalva Fernandes Neres Agustineli
17 Prosa com os números! Um Encontro da Matemática com a Literatura Infantil
Conceição Aparecida Cruz Longo Martins
18 Avaliar Visando direcionar a formação continuada em serviço dos professores - Rondonópolis - MT
Maria Elizabete Rambo Kochhann
19 O uso da trigonometria no cotidiano
Ana Paula Simões
Noemi Pinheiro do Nascimento Fujii
21 A contribuição dos jogos pedagógicos e atividades lúdicas para o processo de ensino aprendizagem de matemática: uma experiência com alunos de 5ª. a 8ª. séries de uma escola estadual da zona leste de são paulo, em atividades de reforço
Lia Corrêa da Costa Souza
22

Professora, porque aprendemos numerais romanos na escola?
Erica da Silva Moreira Ferreira

23 Números: experiências cotidianas de alunos de uma terceira série
Nanci Leite Branquinho
25 A Matemática da Bandeira do Brasil
Adriana Franco de Camargo
26 Investigação matemática na educação de jovens e adultos
Loreni Aparecida Ferreira Baldini
Maria Onide Sardinha
Michele Regiane Dias
27

O aprendizado da estatística no ensino médio: a estatística não-paramétrica como ferramenta – o teste dos sinais
Antonio Carlos Fonseca Pontes

28 Uso De Novas Tecnologias Como Ferramenta Pedagógica Aprendizagem Da Matemática: Webquest
Carlos Henrique de Jesus Costa
Dra. Abigail Fregni Lins (Bibi Lins)
 
29 A Metodologia da Matemática na Feitura dos Planejamentos de Biologia
Elizabeth Bittencourt Martins
30 Preservação do Meio Ambiente
Isabel Elisa Marchette Cagini
Lucimeire Leme
Marcos José Terossi
Rosemary L. P. H. Porto