Teletrabalho

Nesta página estamos disponibilizando algumas ferramentas para facilitar o teletrabalho, indicando meios de acessar remotamente os recursos computacionais do IMECC.

Desvio de chamadas telefônicas para celular ou telefone residencial

Para redirecionar as chamadas telefônicas recebidas para um telefone externo, retire o fone do gancho, digite o código

*52 + 0 + <número do telefone externo>

e desligue o telefone.

Nota: Deve ser incluído o DDD no número do telefone externo caso não seja um número local (i.e., DDD 19).

Nota: Para desfazer a configuração posteriormente, retire o fone do gancho, digite o código #52 e recoloque o fone no gancho.

Mapeamento de áreas de usuário em equipamentos externos Windows

No Windows, além dos "drives" de discos físicos do computador, também é possível definir "drives" virtuais que mapeiam áreas de disco de servidores remotos.

Por exemplo, nos computadores dos usuários administrativos do IMECC, estão definidos dois destes "drives" virtuais, rotulados com as letras H: e G:. O primeiro corresponde à área de armazenamento associada à conta pessoal do usuário no sistema do IMECC, enquanto o segundo corresponde às áreas de armazenamento que são compartilhadas entre todos os usuários de uma mesma seção (esta área, em geral, corresponde ao diretório de trabalho da conta institucional da seção).

É possível fazer o mapeamento destes "drives" virtuais em equipamentos residenciais usando o software SSHFS-Win. Para isto, proceda como segue:

1. Acesse a página: https://winfsp.dev/rel.

2. Baixe e instale o pacotes WinFsp

3. Baixe e instale o pacote SSHFD-Win (x64) ou SSHFD-Win (x64), conforme a plataforma do seu sistema operacional (64 ou 32 bits).

    Nota: Você pode verificar qual é a sua a plataforma acessando

               Iniciar --> Configurações --> Sistema --> Sobre --> Especificações do dispositivo --> Tipo de sistema

3. Após instalados estes softwares, faça o mapeamento de uma unidade de rede no seu computador seguindo as instruções abaixo: (Você pode fazer este procedimento para mais de uma conta, informando uma letra de drive diferente para cada uma)

  • Abra o File Explorer
     
  • Clique no item Este computador com o botão direito do mouse
     
  • No menu que vai aparecer, selecione o item Mapear unidade de rede.
     
  • No campo "Unidade:" informe a letra de drive que deseja utilizar

    Nota: para manter analogia com os sistemas do IMECC, sugerimos a escolha do drive H: para o mapeamento das áreas de contas pessoais e do drive G: para o mapeamento das áreas de grupo (usuários administrativos)
     
  • No campo "Pasta:" informe o seguinte valor:

    \\sshfs\<username>@ssh.ime.unicamp.br

    onde <username> deve ser substituído pelo "login" da conta que deseja mapear.
     
  • Selecione as opções "Reconectar-se na entrada" e "Conectar usando credenciais diferentes"
     
  • Clique em OK e forneça as credenciais da conta no IMECC.

Transferência de arquivos usando o Bitvise SSH Client (Windows)

Para os usuários que não vêm necessidade de fazer o mapeamento de drives, uma alternativa mais direta é usar o programa de transferência de arquivos entre computadores que acompanha o software Bitvise SSH Client. Neste caso, use o seguinte procedimento:

1. Baixe e instale o programa Bitvise SSH Client.

2. Abra o programa e configure-o como segue (só é preciso fazer isso uma vez):

  • Na aba "Server":

        - Host: ssh.ime.unicamp.br
        - Username: <insira aqui o login da conta que deseja acessar>
     
  • Na aba "Options":

        - No quadro "On Login" (canto superior direito), desmarque todas as opções e marque apenas "Open SFTP"
     

3. Ainda no SSH Client, clique no botão "Log In". Caso apareça uma mensagem com o título "Host key verification" (só aparece na primeira vez que você faz uma conexão), clique em "Accept and Save".

4. Digite a senha da conta no campo "Password".

Feito isso, o sistema vai abrir uma tela dividida em 2: do lado esquerdo (onde está escrito "Local Files") estão os arquivos do seu computador. Do lado direito (em "Remote Files") estão os arquivos da conta que você deseja acessar.

Por padrão, a janela dos arquivos locais mostra o que está no seu desktop (ou seja: os arquivos que ficam no "fundo de tela" do Windows). Se quiser acessar outra pasta, clique em "Local -> Browse" (no menu superior) e escolha a pasta do seu computador que deseja acessar. Você pode, por exemplo, selecionar a pasta "Documents" (ou "Meus Documentos") se desejar. Para copiar arquivos da área remota para o seu computador e vice-versa, selecione e arraste os arquivos de uma metade da janela para a outra.

Quando estiver copiando arquivos da área remota para o seu computador, os arquivos vão ser gravados na pasta que você selecionou no item anterior. Quando terminar de usar o cliente ssh, feche todas as janelas que ele abriu.

Para acessar a área remota novamente, abra o programa novamente e execute e execute os procedimentos acima, a partir do passo 3.

Responsável pelas informações nesta página: