Análise Exploratória de Dados

Qualidade de ensino: um problema a ser tratado de forma multidimensional

Autor(es) e Instituição: 
Neimar da Silva Fernandes
Mariana Calife Nóbrega
Mariana Santos Botarro Ferraz
Tufi Machado Soares
Sarah Martins Salomão Brodbeck
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação - CAEd/ UFJF
Apresentador: 
Tufi Machado Soares

Este estudo propôs a construção de um conjunto de indicadores educacionais a fim de se compor um mapa gerencial que auxiliem os gestores das escolas públicas mineira. Para tanto, utilizou-se uma série de técnicas como Análise Fatorial, Teoria de Resposta ao Item (TRI), Modelos de Regressão Lineares Hierárquicos e Modelo de Regressão Multinomial Logístico. Partiu-se do pressuposto de que apenas um único indicador não seja capaz de sintetizar com acurácia todos os processos que podem ocorrer no interior da escola, para tal apresenta-se uma proposta que contém indicadores considerados suficientes para se diagnosticar principais problemas e entraves na avaliação em Larga Escala. Os indicadores foram propostos e testados utilizando-se base de dados de Avaliações em Larga Escala. PALAVRAS-CHAVES: Indicadores Educacionais, Teoria de Resposta ao Item, Modelos de Regressão Lineares Hierárquicos.

Resumo estendido: 

Uma Proposta Metodológica para o Ensino do Tratamento da Informação no Ensino Fundamental

Autor(es) e Instituição: 
Danielle Loureiro Roges
Rita de Cássia de Lima Idalino
Dâmocles Aurélio Nascimento da Silva
Apresentador: 
Danielle Loureiro Roges

O mundo que nos rodeia é apresentado com dados estatísticos, por isso é indispensável que saibamos interpretá-los para desenvolver a capacidade de análise. Mas, pesquisas educacionais que verificam o índice de alfabetismo dos brasileiros, mostram que o desenvolvimento das habilidades necessárias para a interpretação destas informações numéricas ainda é precário. Após analisar os resultados destas pesquisas, em algumas escolas de Recife – PE, sentimos a necessidade de investigar a capacidade dos discentes do ensino fundamental II destas instituições de interpretarem as informações apresentadas em tabelas e gráficos. Para isso aplicamos atividades, envolvendo o Tratamento da Informação, com estes alunos. Os resultados destas atividades foram avaliados, e concluiu-se que o conteúdo em questão ainda esta sendo pouco explorado no ensino da matemática. Após essa análise desenvolvemos uma sequência de atividades, envolvendo o tema em questão, explorando gráficos e tabelas apresentados em jornais e revistas, que auxiliou os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem no desenvolvimento de habilidades e competências para uma leitura crítica de gráficos e tabelas.

Trabalho completo: 

Análises dos preços da Cesta Básica - Maringá

Autor(es) e Instituição: 
Vinícius Alande, Universidade Estadual de Maringá
Josmar Mazucheli, Universidade Estadual de Maringá
Isolde Previdelli, Universidade Estadual de Maringá
Apresentador: 
Vinícius Alande

Pelo projeto de pesquisa intitulado “Tópicos em análises de Dados e
Estatística Computacional – Pesquisa de Acompanhamento de Preços” do
Departamento de Estatística da Universidade Estadual de Maringá e do Jornal
O Diário do Norte do Paraná, é coletado semanalmente os preços dos produtos
pertinentes a Cesta Básica e Cesta O Diário nas principais redes do comércio
varejista da cidade de Maringá - PR. Este trabalho tem como objetivo descrever o
comportamento dos preços desses produtos a partir de Estatísticas Descritivas
e Técnicas de Data Mining.

Resumo estendido: 

Uma análise preliminar do perfil demográfico das crianças e adolescentes cadastrados para adoção no município de São Paulo

Autor(es) e Instituição: 
Paulo José Pereira - UNIVASF
Maria Coleta Ferreira Albino de Oliveira - UNICAMP
Apresentador: 
Paulo José Pereira

Este estudo tem como principal objetivo identificar as principais características das crianças e adolescentes que estão aptos a serem adotados no município de São Paulo. O levantamento foi realizado entre os meses de junho e novembro de 2009 e foram encontradas 292 crianças/adolescentes aptas a serem adotadas no município de São Paulo. Os resultados encontrados, relacionados à variável idade, indicam que a grande maioria dos indivíduos não está dentro do perfil procurado pelos pretendentes a adoção. Este fato somado a existência de irmãos abrigados pode indicar uma permanência maior da criança ou adolescente no cadastro de adoção. Outra situação que é importante ser destacada é das crianças e adolescentes que possuem problemas de saúde ou físicos. Historicamente elas também são preteridas pelos pretendentes a adoção e o município de São Paulo possui hoje um quantitativo muito importante (aproximadamente 25%) que se enquadra neste perfil. O próximo passo dessa pesquisa é acompanhar as informações sobre estes indivíduos ao longo do ano de 2010 para verificar se eles foram adotados ou não com o objetivo de utilizar métodos de Análise de Sobrevivência, especificadamente o modelo de riscos proporcionais de Cox, com o objetivo de responder se o perfil deste indivíduo explicaria o tempo que ele aguarda para ser adotado.

Resumo estendido: 

MÉTODOS DE ESTIMAÇÃO DOS PARÂMETROS DA GEVD E DA GPD - UMA ANÁLISE COMPARATIVA.

Autor(es) e Instituição: 
KALINE JULIANA SILVA DO NASCIMENTO
PAULO SÉRGIO LUCIO
KELLY CRISTINA DA SILVA MATOS
MARIANA BARBOSA DA SILVA
Apresentador: 
KALINE JULIANA SILVA DO NASCIMENTO

Na teria de Valores Extremos, dizemos que, basicamente, duas distribuições tratam de pontos extremos, as quais são a Distribuição de Valores Extremos Generalizada (GEVD) e a Distribuição Generalizada de Pareto (GPD). Nosso trabalho visa esclarecer as 9 formas de estimação dos parâmetros da distribuição de valores extremos GPD, as quais são: Método da Máxima Verossimilhança, Método da Máxima Verossimilhança Penalizada, Método dos Momentos, Método de Pickands, Princípio da Máxima Entropia (POME), Método do Momento Ponderado pelas probabilidades: viesado e não-viesado (PWMB E PWMU), Método da divergência da média da Densidade, Método da Mediana, Método da Melhor Qualidade do Ajuste. Na segunda parte faremos por meio de simulação, usando o programa R e o banco de dados usado foi o de precipitação em Brasília de 1 de janeiro de 1961 até 29 de maio de 2009, dados diários, apresentar resultados quanto comparação entre os métodos de estimação dos parâmetros da GPD.

Resumo estendido: 

A Aplicação dos Métodos Estatísticos nas áreas de Química e Biologia:Análise em Periódicos

Autor(es) e Instituição: 
Maria Imaculada de L Montebelo
Maria Luisa M Calçada
Apresentador: 
Maria Luisa M Calçada

Pretende-se descrever uma ação pedagógica que objetiva a integração dos conceitos de estatística, uma disciplina de natureza instrumental, com os demais conceitos do curso em que está inserida, privilegiando o ensino contextualizado, por meio da aproximação da Estatística ao universo de ação dos alunos.
Com o desenvolvimento dessa atividade espera-se que os alunos dos cursos de licenciatura em Química e em Biologia possam responder as seguintes perguntas:
• Que métodos estatísticos estão presentes nos estudos publicados da área de saber ?

Resumo estendido: 

Avaliação do conhecimento de Estatística dos formandos em Licenciatura do IME-USP

Autor(es) e Instituição: 
Marcos Nascimento Magalhães
Apresentador: 
Marcos Nascimento Magalhães

Nos Ensinos Fundamental e Médio os tópicos de Estatística fazem parte do conteúdo da disciplina de Matemática e cabe ao professor discutir, ou não, esses assuntos nas diversas séries em que ensinar. Desse modo, o domínio do professor nesse assunto é uma condição importante para que Estatística possa ter espaço adequado no currículo desses níveis de ensino. No presente artigo, relatamos resultados de uma pesquisa realizada junto aos formandos de Licenciatura em Matemática do IME-USP. A pesquisa envolvia um Questionário e um Teste que foram aplicados, simultaneamente, de forma anônima e voluntária. Os resultados obtidos indicam problemas no domínio de alguns conceitos bãsicos de Estatística.

Resumo estendido: 

Análise do desempenho acadêmico do primeiro ano de implantação do sistema de reserva de vagas na UESC.

Autor(es) e Instituição: 
Marcelo Inácio Ferreira Ferraz - UESC
Ênio Jelihovschi - UESC
Fernanda Barbosa da Silveira - UESC
Apresentador: 
Marcelo Inácio Ferreira Ferraz

O primeiro processo seletivo com sistema de cotas na UESC foi realizado no ano de 2008. Para analisar o desempenho dos alunos ingressantes na instituição no primeiro ano de implantação, foram consideradas as seguintes variáveis: curso, forma de ingresso, desempenho nas disciplinas, coeficiente de rendimento acadêmico, taxa de aprovação, obtenção de bolsas de pesquisa, monitoria, estágio administrativo e bolsa de permanência. Os alunos cotistas apresentaram maior coeficiente de rendimento acumulado (CRAA) nos cursos de bacharelado em Administração, Economia, História, Biologia, Física, Direito e Engenharia de Produção e Sistemas e nas licenciaturas em Letras Espanhol/Português, Biologia e Educação Física. Contudo, a diferença de desempenho entre cotistas e não cotistas só é significativa ao nível de 5% nos cursos de Medicina e Direito, nos quais os alunos não cotistas apresentaram rendimento superior. A análise da taxa de aprovação, considerando um nível de significância de 5%, só apresenta diferenças significativas para os cursos de Direito e Engenharia de Produção e Sistema, nos quais os alunos não cotistas apresentaram desempenho superior. Observou-se também a associação positiva entre a concorrência do vestibular com o desempenho acadêmico. A análise preliminar dos resultados do primeiro ano do sistema de cotas revela que, de forma geral, o desempenho dos alunos cotistas e não cotistas é semelhante, contudo observou-se que há diferença de desempenho acadêmico dos alunos de diferentes cursos da instituição. Os resultados obtidos poderão ser utilizados como ferramenta de análise institucional deste programa.

Resumo estendido: 

Controle estatístico do processo de filtração da torta de filtro e análise da quantidade de açúcar perdido

Autor(es) e Instituição: 
Luís Carlos Santos (UNESP)
José Carlos Martinez (UNESP)
Maria Marcia Pereira Sartori (FATEC)
Apresentador: 
Maria Márcia Pereira Sartori

Esta pesquisa teve o objetivo de analisar a qualidade do processo de filtros de tambor rotativo contínuo a vácuo em uma usina de açúcar e álcool e a quantidade de açúcar perdido nesse processo. O estudo baseou-se no controle estatístico de processo que é uma ferramenta utilizada em vários seguimentos, tendo uma maior aplicabilidade na indústria e com objetivo da redução sistemática da variabilidade nas características principais da qualidade de processos e produtos, uma vez que variabilidade em excesso resulta em desperdícios. A variável estudada para avaliar o processo de filtração foi a pol da torta sendo analisada em 55 amostras retiradas 6 por dia de filtração, nesses dados foram aplicadas as seguintes ferramentas de análise do processo: folha de verificação, gráfico de controle da média e índices de capacidade de processo. Concluiu-se que o processo de filtração da usina não tem capacidade de atender ás especificações propostas pela empresa ou seja não pode atingir a meta estabelecida. Pode-se ressaltar que no processo de filtração foram perdidos 0,71% de açúcar do total de torta de filtro processada.

A Utilização de testes de proporção para analisar habilidades geométricas.

Autor(es) e Instituição: 
Carlos Eduardo Petronilho Boiago - UFU
Nádia Giaretta Biase - UFU
Quintiliano Siqueira Schroden Nomelini - UFU
Apresentador: 
Carlos Eduardo Petronilho Boiago

Este trabalho propõe-se analisar, discutir e verificar o que os discentes um determinado curso de pedagogia sabem sobre geometria espacial e saber se os discentes possuem habilidade verbal e visual ao se deparar com uma figura, verificando-se isso através de testes de proporções. Segundo Holfer (1981), citado por Viana (2000) existem cinco habilidades geométricas: visual, verbal, gráfica, lógica e aplicações. A discussão do trabalho queda-se apenas nas habilidades visual, já que a própria geometria e uma disciplina extremamente visual e na verbal em que se refere ao uso de palavras que designam os conceitos. Adicionalmente realizam-se testes estatísticos para verificar se a proporção de acertos é igual à proporção de erros em que relacionaram questões tridimensionais com objetos do cotidiano. Realizam-se também testes para verificar se a proporção de acertos dos discentes do período diurno era igual à proporção de acertos dos discentes do período noturno, para as figuras relacionadas. Conclui-se que nem todos possuem habilidades verbal e visual e que para algumas figuras a proporção de acerto é igual a de erros.

Resumo estendido: 
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