Perfil Socioeconômico e Cultural dos Visitantes dos Museus Fluminenses e Paulistas: Uma Análise Comparativa.

Camila Pereira Koehler (ENCE)
José Matias de Lima (ENCE)
Leandro Lins Marina (Fundação Cesgranrio)
Camila Pereira Koehler

Atualmente ganha relevância as questões sobre a relação entre demanda cultural e inserção da cultura na sociedade contemporânea e os museus, como ambientes que possibilitam intensa interação social, fazem parte da grande rede de instâncias culturais que trazem benefícios para a melhoria de vida de indivíduos e ou grupos. Neste trabalho são apresentados os resultados obtidos no projeto de iniciação científica que tinha por objetivo principal identificar o perfil socioeconômico dos visitantes dos museus fluminenses e paulistas, a partir das informações obtidas das pesquisas realizadas pelo Observatório de Museus e Centros Culturais, OMCC nos anos 2005 e 2006/2007. Apesar de existirem algumas diferenças no perfil socioeconômico e cultural entre os visitantes dos museus de ambos estados, percebe-se que o comportamento das variáveis investigadas na pesquisa é muito semelhante. Os visitantes dos museus paulistanos têm 2,2 vezes mais chances de serem freqüentadores habituais de museus e centros culturais. Observa-se também que as chances estimadas do visitante investigado ser um freqüentador de museus e centros culturais cresce com o nível de escolaridade dos visitantes.Visitantes pós-graduados têm, aproximadamente, três vezes mais chances de serem freqüentadores assíduos em relação aos que detêm nível de escolaridade correspondente ao ensino fundamental completo.

Palavras Chave: Demanda Cultural; Museus; Amostragem sistemática; Perfil socioeconômico; Regressão logística.

Resumo estendido: