Ensino da Correlação de Postos no Ensino Médio

Antonio Carlos Fonseca Pontes - Universidade Federal do Acre - NAEPE/CCET
Antonio Carlos Fonseca Pontes Junior - Universidade Federal do Acre - NAEPE/CCET
Altemir da SIlvia Braga - Universidade Federal do Acre - NAEPE/CCET
Antonio Carlos Fonseca Pontes

Dentre os procedimentos estatísticos, um dos mais populares é a correlação linear, em que são estudadas duas variáveis medidas em um único indivíduo concomitantemente. Tal popularidade se justifica em função do possível relacionamento existente entre características num mesmo indivíduo. Entretanto, o coeficiente de correlação linear de Pearson, que é o procedimento mais conhecido para a obtenção desse tipo de relacionamento, nem sempre é adequado, especialmente quando uma ou ambas as variáveis são medidas em escala ordinal. Nessas situações, o coeficiente de correlação de Spearman é mais adequado por levar em consideração a ordem dos dados e não o seu valor intrínseco. Ainda, quando os dados obtidos das variáveis não aderem à distribuição normal devido, por exemplo, à presença de valores discrepantes (outliers), o coeficiente de correlação de Spearman é um bom substituto para a verificação do inter-relacionamento das variáveis consideradas. O coeficiente de correlação de Spearman é simples de calcular e de fácil compreensão, especialmente quando o número de pares de dados (ou indivíduos) é pequeno. Neste trabalho busca-se incentivar a introdução de novas metodologias estatísticas no ensino médio, especificamente do coeficiente de correlação de Spearman, fortalecendo e enriquecendo o conhecimento dos alunos e professores do ensino médio e trazendo, ainda que de forma incipiente, um pouco da realidade cotidiana para a sala de aula.

Resumo estendido: