Uma Proposta Metodológica para o Ensino do Tratamento da Informação no Ensino Fundamental

Danielle Loureiro Roges
Rita de Cássia de Lima Idalino
Dâmocles Aurélio Nascimento da Silva
Danielle Loureiro Roges

O mundo que nos rodeia é apresentado com dados estatísticos, por isso é indispensável que saibamos interpretá-los para desenvolver a capacidade de análise. Mas, pesquisas educacionais que verificam o índice de alfabetismo dos brasileiros, mostram que o desenvolvimento das habilidades necessárias para a interpretação destas informações numéricas ainda é precário. Após analisar os resultados destas pesquisas, em algumas escolas de Recife – PE, sentimos a necessidade de investigar a capacidade dos discentes do ensino fundamental II destas instituições de interpretarem as informações apresentadas em tabelas e gráficos. Para isso aplicamos atividades, envolvendo o Tratamento da Informação, com estes alunos. Os resultados destas atividades foram avaliados, e concluiu-se que o conteúdo em questão ainda esta sendo pouco explorado no ensino da matemática. Após essa análise desenvolvemos uma sequência de atividades, envolvendo o tema em questão, explorando gráficos e tabelas apresentados em jornais e revistas, que auxiliou os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem no desenvolvimento de habilidades e competências para uma leitura crítica de gráficos e tabelas.

Trabalho completo: