A Utilização de testes de proporção para analisar habilidades geométricas.

Autor(es) e Instituição: 
Carlos Eduardo Petronilho Boiago - UFU
Nádia Giaretta Biase - UFU
Quintiliano Siqueira Schroden Nomelini - UFU
Apresentador: 
Carlos Eduardo Petronilho Boiago

Este trabalho propõe-se analisar, discutir e verificar o que os discentes um determinado curso de pedagogia sabem sobre geometria espacial e saber se os discentes possuem habilidade verbal e visual ao se deparar com uma figura, verificando-se isso através de testes de proporções. Segundo Holfer (1981), citado por Viana (2000) existem cinco habilidades geométricas: visual, verbal, gráfica, lógica e aplicações. A discussão do trabalho queda-se apenas nas habilidades visual, já que a própria geometria e uma disciplina extremamente visual e na verbal em que se refere ao uso de palavras que designam os conceitos. Adicionalmente realizam-se testes estatísticos para verificar se a proporção de acertos é igual à proporção de erros em que relacionaram questões tridimensionais com objetos do cotidiano. Realizam-se também testes para verificar se a proporção de acertos dos discentes do período diurno era igual à proporção de acertos dos discentes do período noturno, para as figuras relacionadas. Conclui-se que nem todos possuem habilidades verbal e visual e que para algumas figuras a proporção de acerto é igual a de erros.

Resumo estendido: