O Programa Integrado de Formação (PIF) permite que alunos de graduação possam matricular-se em disciplinas de pós-graduação, na condição de alunos especiais. Na eventualidade do aluno ingressar regularmente em um curso de pós-graduação, as disciplinas cursadas no PIF podem ser aproveitadas para o cumprimento do currículo de pós-graduação, a pedido do aluno.
O PIF foi instituído pela Deliberação CEPE-A-022 de 2001.
Para detalhes específicos sobre inscrição de matrícula simultânea na disciplina de graduação (prefixo ME) como aluno regular do curso 02 e na disciplina de pós-graduação em Estatística (prefixo MI), como aluno especial, clique em PIF- Programa Integrado de Formação
O Catálogo do currículo pleno do Bacharelado em Estatística conta com várias disciplinas eletivas que são oferecidas em conjunto com a Pós-Graduação. Consulte a Coordenação do Curso e/ou a Secretaria de Graduação do IMECC para mais informações.
O PIF é um programa interessante para os alunos do bacharelado em Estatística, pois oferece uma formação moderna com disciplinas avançadas, o que congrega conhecimentos e habilidades para atuação também no mercado de trabalho.
Por outro lado, para aqueles interessados na academia, ao fazer o mestrado em Estatística no IMECC, por exemplo, existe a possibilidade de aproveitamento das disciplinas cursadas via o Programa Integrado de Formação (PIF). Isso pode ser um diferencial também para atuação no mercado de trabalho.
Mais detalhes aqui (PIF- Programa Integrado de Formação).
Perguntas e respostas frequentes
Para que serve o PIF?
O PIF permite que alunos avançados de graduação possam tirar proveito de disciplinas oferecidas na pós-graduação.
Quem pode fazer uso do PIF?
Alunos regularmente matriculados em cursos de graduação.
Posso me matricular em qualquer disciplina da pós-graduação?
Sim, desde que autorizado pela comissão de pós-graduação do programa que oferta a disciplina.
Uma disciplina cursada via PIF aparecerá no meu histórico da graduação?
Não. O aluno cursará a disciplina como aluno especial na pós-graduação e o resultado será registrado em um histórico separado.
Posso utilizar disciplinas cursadas no PIF para convalidar créditos na graduação?
Em geral, não. Porém, há casos em que o aluno poderá se matricular também em uma disciplina espelho na graduação para que convalide créditos na graduação. Por exemplo, se o aluno se matricular apenas em Regressão (MI406) através do PIF, e for aprovado, ele terá essa disciplina de pós-graduação que poderá ser aproveitada caso ele entre no Mestrado em Estatística. Já se ele matricular-se em Regressão (MI406) e, em paralelo, se matricular em ME861 (disciplina da graduação, oferecida em espelho à MI406), ele contabilizará os créditos de ME861 na graduação e terá os créditos de MI406 para aproveitar na pós-graduação posteriormente.
Como o aluno será avaliado caso matricule-se em disciplina da pós-graduação e, em simultâneo, em disciplina espelho na graduação?
Como o aluno estará pleiteando créditos na pós-graduação, ele será avaliado como tal, ou seja, de forma equiparada aos demais alunos de pós-graduação.
Por exemplo, um aluno matriculado apenas em ME861 (Regressão II), mas não em MI406 (Regressão na pós-graduação), poderá solicitar convalidação de créditos na pós-graduação, caso venha a ser aceito no programa de pós?
Não, uma vez que o aluno foi matriculado apenas na disciplina de graduação, ele foi avaliado apenas para a graduação.
Como me inscrevo no PIF?
O procedimento para matrícula está descrito aqui. Para mais informações sobre a matrícula, consulte a secretaria de pós-graduação.
Qual o prazo para inscrição?
Normalmente as inscrições acontecem em Junho e Dezembro. Fique atento pois as datas não são as mesmas da matricula regular da graduação.