Extensão na graduação

A partir de 2023, os cursos de graduação da Unicamp passam a ter a obrigatoriedade de contemplar pelo menos 10% de seus créditos em ações de extensão. Mas o que é uma ação de extensão? Não há uma definição formal rígida, mas pode-se dizer que, na Unicamp, extensão se caracteriza por ações ou atividades que dialogam com público externo à universidade e que tenha a atuação protagonista dos estudantes da Unicamp.

No caso do curso de Estatística, a partir do catálogo 2023, 20 créditos devem ser de extensão. A partir do catálogo 2024 e catálogo 2025,  21 créditos devem ser de extensão. 

Como as ações de extensão estão organizadas?

Há várias formas de participar de ações de extensão e tê-las reconhecidas no seu histórico, a partir de 2023.

Atividades esporádicas ou eventuais (ME851 - ME858)

Diversas ações de extensão esporádicas acontecem na universidade e o estudante, ao participar da organização ou realização delas, pode contabilizar créditos de extensão. Por exemplo, todo ano temos a Universidade de Portas Abertas (UPA). No IMECC, várias semanas acadêmicas são organizadas como a SEMAP, SEMEST, SeProMat. A Coordenação de Extensão mantém catálogo de ações de extensão que aceitam a participação de estudantes.

Para contabilizar créditos, o estudante que tenha participado da organização ou realização de uma atividade eventual deve obter um comprovante de sua atuação, descrevendo sua participação e o total de horas empenhadas. Ao acumular 30 horas de atividades eventuais comprovadas, o estudante pode matricular-se nas disciplinas Atividades de Extensão I–VIII (ME851–ME858) e obter os créditos de extensão. Cada uma disciplina destas tem 2 créditos (~30 horas).

Atividade programada de extensão (ME881 — ME882)

Há docentes que desenvolvem ações de extensão e aceitam estudantes como participantes. Se este for o caso, o docente proporá o oferecimento de uma disciplina de Tópicos de Extensão I–II (ME881–ME882). Nesse caso o estudante se insere em uma equipe atuando em uma atividade de extensão já programa pelo docente.

Outras ações de extensão

Além das disciplinas listadas acima, outras unidade da Unicamp oferecem disciplinas com caráter de extensão ou mesmo ações de extensão não vinculadas à disciplinas formais. O estudante pode participar dessas disciplinas ou ações e contabilizar créditos para seu histórico.

Perguntas e respostas

Onde busco por ações de extensão?
A Coordenação de Extensão do IMECC mantém um catálogo de ações de extensão sob a responsabilidade da comunidade do IMECC. Todas as ações listadas nesse catálogo são aceitas para efeito de cumprimento de horas de extensão.

Apenas ações de extensão do IMECC são consideradas para efeito de cumprimento de currículo?
Não. O estudante pode participar de ações de extensão desenvolvidas fora do IMECC.

Além das atividades do catálogo de ações de extensão, veja abaixo uma lista de atividades de extensão já reconhecidas como válidas para obtenção de horas em disciplinas ME85x.

Quem decide se uma atividade é ou não de extensão?
A coordenação de graduação, ouvida a coordenação de extensão do IMECC e balizada pela Resolução CNE/CES 07/2018 e pela Deliberação CEPE-A-022/2021.

O que são esses documentos?
A Resolução CNE/CES 07/2018 estabelece as diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. A Deliberação CEPE-A-022/2021 especifica as diretrizes para a integração entre ensino e extensão na Unicamp.

Quais são essas diretrizes?
Em linhas gerais, a Resolução CNE/CES 07/2018 estabelece que a extensão universitária deve

  • promover interação transformadora entre a instituição de ensino superior e outros setores da sociedade (Art. 3º);
  • contemplar interação dialógica da comunidade acadêmica e a sociedade por meio de troca de conhecimentos... (Art. 5º, inciso I);
  • contemplar a formação cidadã do estudante... (Art. 5º, inciso II);
  • produzir mudanças na própria instituição de ensino superior... (Art. 5º, inciso III);
  • articular ensino, pesquisa e extensão... (Art 5º, inciso IV);
  • contribuir para a formação integral do estudante, estimulando sua formação como cidadão crítico e responsável (Art 6º, inciso I).

Atuação em empresa júnior vale com atividade de extensão?
Sim, desde que reconhecida pelo docente responsável pela empresa júnior e limitada a 60 horas (4 créditos) por semestre.

Como funciona a matrícula e aprovação nas disciplinas de Atividades de Extensão?
O estudante, ao se matricular nas disciplinas de Atividades de Extensão (ME851–MS858) deve ter, ao final do semestre, o equivalente a 30 horas em comprovantes de atuação em atividade de extensão. Essas atividades devem ter sido cumpridas há no máximo 1 ano do início do semestre. Até o final do semestre o estudante encaminha esses comprovantes à coordenação, que os verificará. Havendo pelo menos 30 horas atestadas, o estudante tem os créditos convalidados.

Como comprovo minha atuação em uma atividade de extensão?
Se for uma atividade eventual, será necessário ter um comprovante de participação. O(A) professor(a) responsável pelas disciplinas de Atividades de Extensão (ME851–MS858) enviará instruções para os alunos pelo Moodle ou Classroom para envio do(s) comprovante(s). Se você estiver matriculado em uma disciplina de Tópicos de Extensão ou Projeto de Extensão Supervisionado, não há necessidade de comprovação, pois a própria aprovação na disciplina já confere os créditos de extensão.

Atividades que eu tenha feito no passado podem ser usadas para convalidar créditos de extensão?
Apenas atividades que tenham sido cumpridas em seu período como aluno regular de graduação podem ser utilizadas.

Eu participei de uma atividade de extensão (por exemplo, participei de uma semana acadêmica, fiz um minicurso ou apresentei um trabalho em um congresso). Isso conta como uma atividade de extensão?
Não. Para que sua ação conte como atividade de extensão você deve fazer parte da organização ou realização da ação e não apenas ser um participante. Para ficar claro, pense na seguinte analogia: Criar um filme é extensão. Ir ao cinema não é.

 

Responsável pelas informações nesta página: