A Olimpíada de Matemática da Unicamp, ou apenas OMU (pronuncia-se "ô-mú"), criada em 1985, visa a contribuir para o desenvolvimento e a formação matemática daqueles alunos da educação básica que desejem aprofundar seus conhecimentos e estejam dispostos a aprender, com a matemática, a resolver desafios que demandam criatividade e perseverança.
Dividida em dois Níveis, Alfa (abrangendo do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e Beta (abrangendo as três séries do Ensino Médio), a OMU é constituída por três fases em equipes e uma Fase Individual, e todas as provas são dissertativas. A 1ª e a 2ª Fases são online, cada uma com uma semana de duração, e a 3ª Fase é presencial, na Unicamp. Os alunos do Nível Beta que participarem de todas as três fases são convidados a realizar a Fase Individual, que também é presencial.
Para as fases em equipes, os alunos se organizam em grupos de três estudantes de um mesmo Nível e um professor responsável, necessariamente vinculado a uma instituição de ensino básico. Os professores responsáveis são grandes agentes da OMU, dedicando tempo e dedicação para orientar os alunos.
No dia seguinte à 3ª Fase, há a Cerimônia de Premiação (referente às fases em equipes), durante a qual, em cada um dos Níveis (Alfa e Beta), pelo menos 4 (quatro) equipes são premiadas com medalhas de ouro, 8 (oito) com medalhas de prata e 12 (doze) com medalhas de bronze, e outras equipes podem ser agraciadas com o certificado de Menção Honrosa.
Além disso, há Destaques que recompensam alunos por outros aspectos de seu esforço e dedicação.
- O Prêmio Destaque de Redação é outogardo de acordo com uma avaliação comparativa das soluções, que considera originalidade, redação e qualidade da argumentação, incentivando os estudantes a atentar-se à sua escrita.
- O Prêmio Destaque Feminino para Equipes e o Certificado de Destaque Feminino Individual valorizam a participação de meninas na Olimpíada, que são um grupo sub-representado na Matemática.
- O Prêmio Professor Destaque, concedido ao professor que tenha inscrito o maior número de equipes de escolas públicas sem processo seletivo dentre aqueles presentes com ao menos uma destas equipes na 3ª Fase, busca aumentar a participação de alunos dessas escolas nas olimpíadas de conhecimento, enquanto reconhecendo os esforços de orientação evidados pelos professores.
- Por fim, o Certificado de Destaque Regional, que classifica para a 3ª Fase ao menos uma equipe de cada região fiscal, consolida a abrangência nacional da OMU.
Mais informações sobre a Olimpíada podem ser encontradas no Regulamento Oficial.