Cicloide - O relógio cicloidal de Huygens

Um dos resultados mais surpreendentes sobre a cicloide é o Pendulo de Huygens.

O professor Eduardo Sebastiani Ferreira apresenta neste texto (clicar em anexo 1, abaixo ) algumas propriedades da curva Cicloide, que levou Huygens a construir seu relógio de pêndulo (ou cicloidal).

Para a cartografia do século XVII era um problema determinar com precisão a longitude de um ponto determinado na superfície terrestre. O problema da latitude havia sido resolvido com a utilização do sextante e a altura dos astros sobre o horizonte, mas para a longitude não havia uma solução satisfatória pois, era necessário medir o tempo e os cronômetros existentes na época não eram exatos e, sem dúvida, muito sensíveis às oscilações dos barcos.

Huygens, usando as ideias de Galileo, nos seus últimos anos construiu o relógio de pêndulo utilizando o isocronismo isto é, um relógio baseado em um pêndulo cujo período de oscilação é independente da amplitude da oscilação.

Ele trabalhou nisso entre 1656 e 1693. Em suas memórias, que apareceu em 1673, contém seus resultados mecânicos num parágrafo intitulado Horologium oscillatorium (Pendulum Clocks, or Geometric Proofs Relating to the Motin of Pendula Adapted to Clocks-Oeuvres Complètes, vol.18).

Categoria: 
História da Matemática