Os procedimentos para inscrições nos programas de pós-graduação são citados nos Editais de seleção.
Um dos documentos necessários para inscrição é o formulário de inscrição no sistema SIGA, da DAC - Diretoria Acadêmica da Unicamp, que deve ser preenchido online.
Ao entrar na página pela primeira vez, clique no link "Criar conta no sistema para realizar inscrição", para obter um login e senha de acesso ao sistema. Na página "Orientações" você encontra algumas instruções iniciais sobre o sistema.
Durante o preenchimento do formulário, siga também as instruções que seguem:
- É necessário preencher todos os campos, isto é, nenhum campo obrigatório pode ser deixado em branco.
- Verificar se a sua inscrição está completa e foi recebida. Para isto, use o número de sua inscrição.
- Caso tenha problemas para abrir sua ficha de inscrição, verifique se o seu navegador de Internet está atualizado e é compatível com o sistema.
- É importante salvar os dados continuamente. Para retornar ao preenchimento, clique no ícone lápis.
- No campo “Experiência Profissional”, caso não possua ou não tenha vínculo empregatício, favor digitar em todos os campos “não possuo”.
- No campo “Bolsa /Fonte de renda”, no item “Situação funcional pretendida/provável”, preencher “sem vínculo”, caso não tenha vínculo empregatício. Caso não tenha usufruído de Bolsas anteriores preencher de maneira fictícia (Ex: Não se aplica; Data 01/01/202X a 01/02/202X).
- Caso possua vínculo empregatício, favor indicar a sua função, por exemplo, “professor em...”
- No item “Liberação para dedicação ao curso” favor informar “parcial” ou “integral” dependendo do seu tempo para dedicação ao curso.
- No item “Número de ocupações no momento” favor preencher com o número de empregos, isto é, “0” para quem não tem vínculo empregatício, “1” para quem tem apenas um emprego, e assim sucessivamente.
- No item “Indicador de recursos próprios”, preencher com “sim” caso tenha recursos próprios para realizar o curso de pós-graduação e não necessite de bolsa.
- O formulário de inscrição terá que ser preenchido completamente de forma que a situação de inscrição fique com o status “COMPLETA”. Inscrições incompletas e/ou fora do prazo serão automaticamente desconsideradas. Observação: a situação de entrega dos documentos permanecerá com o status “PENDENTE” haja vista que os documentos deverão ser enviados utilizando o link indicado no respectivo Edital.
Os demais documentos necessários para inscrição em cada Programa e a forma de envio estão descritos nos respectivos Editais.
Responsável pelas informações nesta página: