Descrição
Compreende os serviços de manutenção corretiva, instalação e atualização de equipamentos de informática que poderão ser realizados pela Informática do IMECC ou através do Centro de Manutenção de Equipamentos da Unicamp (CEMEQ) ou ainda, externamente.
Pré-requisitos
- O equipamento deve ser patrimoniado na UNICAMP
- O equipamento deve estar fora do período de garantia
Quem pode solicitar o serviço
- Professores, funcionários e alunos do IMECC
Como solicitar o serviço
Pela WEB através do endereço http://servicos.ime.unicamp.br/sasser , enviando email para informática@ime.unicamp.br ou pessoalmente junto ao helpdesk da Informática, com as seguintes informações:
- Problema ocorrido
- Local onde se encontra o equipamento
- Número do patrimônio do equipamento (PI)
Procedimento
- Um técnico da Informática verificará o equipamento no local ou providenciará a transferência do equipamento para o setor de Informática, para análise
- O usuário será informado, por email, sobre o diagnóstico e a indicação do que será necessário para a resolução do problema, que poderá ser:
1. Reinstalação e/ou configuração
- Pode ser solicitada a realização de cópia de segurança (backup), as licenças dos softwares proprietários a serem instalados e a liberação de acesso, se o equipamento estiver bloqueado por senha
2. Troca de componentes
- Se for o caso, havendo o componente necessário em estoque, ele será substituído
- Caso seja necessária a aquisição do(s) componente(s) a ser(em) substituído(s), será realizado um orçamento e enviado ao usuário
- A chegada do(s) componente(s) necessário(s) dependerá do processo de compra e prazo de entrega dos fornecedores
- Após a troca do(s) componente(s), será realizada a reinstalação, configuração e testes, conforme o caso
3. Manutenção do CEMEQ
Neste caso, a Informática deve adotar o seguinte procedimento:
- Abrir um chamado técnico no CEMEQ (sistema online)
- Aguardar a solicitação do CEMEQ para o envio do equipamento para verificação
- Aguardar o transporte no IMECC para levar o equipamento ao CEMEQ
- Aguardar do CEMEQ o orçamento do serviço a ser realizado ou laudo técnico recomendando a desativação do bem
- Aguardar a aprovação/desaprovação do orçamento CEMEQ pela Informática / Diretoria do IMECC / Usuário
- Aguardar o comunicado do CEMEQ de que o equipamento está pronto para ser retirado (serviço executado / serviço não autorizado)
- Aguardar o transporte no IMECC para retirar o equipamento do CEMEQ
- Realizar as configurações/instalações/testes necessários, caso o serviço tenha sido executado
- Devolver o equipamento ao usuário ou solicitar o recolhimento do bem, se for o caso, junto à Seção de Materiais e Patrimônio
4. Manutenção Externa
- Se o equipamento estiver dentro do período de garantia, ou se o solicitante preferir utilizar assistência externa à Unicamp, oferecemos auxílio quanto aos trâmites para que o solicitante encaminhe o equipamento ao fornecedor.
5. Desativação do Equipamento
- Se o equipamento estiver obsoleto ou sem condições de uso (manutenção inviável) será recomendado o recolhimento do equipamento junto à Seção de Materiais e Patrimônio do IMECC
Responsável pelas informações nesta página: