Em caso de dúvidas, o contato com o Apoio à Pesquisa poderá ser realizado através de e-mail, telefone ou presencialmente. Solicitamos, gentilmente, que o docente ou pesquisador priorize a comunicação eletrônica com o Apoio à Pesquisa, tendo em vista que as informações prestadas ficarão registradas e poderão subsidiar tratativas futuras referentes ao mesmo processo ou assunto.
Sobre a FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
A FAPESP apoia a pesquisa científica e tecnológica por meio de bolsas e auxílios. Os auxílios se destinam a pesquisadores com titulação mínima de doutor, vinculados às instituições de ensino superior e de pesquisa do Estado de São Paulo.
Auxílio à Pesquisa
A FAPESP oferece diversas modalidades de auxílios à pesquisa, abaixo mencionamos algumas.
- Regular,
- Projeto Temático,
- Pesquisador Visitante,
- Publicações,
- Reparos de Equipamentos,
- Organização de Reunião Científica,
- Participação em Reunião Científica,
- Equipamentos Multiusuários,
- Ensino Público,
- Jovens Pesquisadores.
Clique neste link para conhecer todos os tipos de auxílios oferecidos.
A FAPESP também possui chamadas para submissão de propostas para Editais específicos. As chamadas abertas podem ser consultadas aqui.
Submissão de Propostas
As propostas deverão ser submetidas através do Sistema SAGe. Para acessar o sistema o docente/pesquisador deverá ter um cadastro ativo no SAGe. Caso não possua, o docente/pesquisador deverá clicar em ‘sem cadastro’ e seguir os procedimentos para criação de usuário.
Prestação de Contas e Relatórios Técnicos
A Prestação de Contas deverá ser realizada através do Sistema Agilis, seguindo os procedimentos e orientações da FAPESP, disponível em seu manual.
Os relatórios Técnicos deverão ser elaborados e submetidos através do sistema SAGe.
Dúvidas Frequentes (clique aqui)
Problemas Comuns na Plataforma SAGe
- Durante o preenchimento da proposta o sistema não carrega o nome do pesquisador.
Solução: O pesquisador deverá acessar o menu ‘Meus dados’, escolher a opção ‘alteração de cadastro’, clicar em ‘recuperar dados do Lattes’ e salvar. Caso os dados do Lattes não sejam importados, será necessário repetir o procedimento até a opção ‘alteração de cadastro’ e preencher manualmente todos os dados solicitados nas abas da alteração, lembrando que os dados com asterisco são obrigatórios.
- O pesquisador realizou o preenchimento e não consegue submeter, ao clicar no botão ‘validar’ para verificar inconsistências o programa não retorna nenhuma informação.
Solução: O erro ocorre porque janelas de Popup não estão habilitadas para serem exibidas no navegador. Basta habilitá-las e repetir o procedimento para que seja aberta uma outra janela contendo as inconsistências para correção. A janela também poderá retornar um ícone verde, nesse caso o preenchimento está correto e o projeto pode ser submetido.
- O pesquisador precisa lançar um item acessório na proposta, porém está visualizando somente a opção de novo item.
Solução: Para lançar um item acessório é necessário lançar o item principal primeiro e, depois de incluí-lo, clicar em ‘novo item acessório’.
- O lançamento do material foi realizado, porém o sistema não calcula o valor correto em função das quantidades.
Solução: Após o lançamento da quantidade e valor é necessário clicar no ícone da calculadora.
Importante:
- Os Manuais e Formulários dos Orgãos e Agências estão disponibilizados em suas páginas e plataformas e estão sujeitos a alterações e atualizações frequentes. Por isso é importante que os documentos sejam frequentemente consultados para evitar equívocos (envio de formulário desatualizado ou a execução de procedimento em desacordo com a norma vigente).
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De acordo com o Manual da FAPESP (item 3.1.1.1):
"A partir de 1º de setembro de 2023, os documentos fiscais referentes às aquisições de material permanente e de consumo expedidos por fornecedores nacionais, sediados dentro ou fora do estado de São Paulo, devem ser emitidos em nome do Outorgado, exceto nas situações indicadas nos itens 3.1.3, 3.1.4 e 3.1.5.
a.1) Os comprovantes fiscais nunca devem ser emitidos em nome e no CNPJ da FAPESP.
Deverá constar no documento fiscal, como local de entrega do material, o endereço da Instituição Sede do processo.c.1) No caso de processos envolvendo parcerias com outras Instituições no estado de São Paulo, caso tenha sido previamente autorizada pela FAPESP a aquisição de materiais para entrega nestas Instituições, o documento fiscal poderá conter o seu respectivo endereço como local de entrega.
Deverá constar no documento fiscal, como endereço de cobrança, o endereço da Instituição Sede do processo.
e) A FAPESP se reserva o direito de, por decisão devidamente motivada, excluir a responsabilização do Outorgado em relação ao não cumprimento das alíneas “c” e “d” do item 3.1.1.1, nas seguintes hipóteses:
e.1) comprovado que o inadimplemento se deu em razão de caso fortuito ou força maior;
e.2) comprovado que se trata de erro escusável;
e.3) comprovado o esforço e diligência para cumprir, nos limites de sua atuação, as obrigações assumidas. (Redação dada pelas Portarias PR n. 101/2023 e 137/2023)." -
IMPORTANTE (Manual da FAPESP - item 3 - Comprovação de Despesas):
"a) Em todos os comprovantes de despesas realizadas com recursos concedidos pela FAPESP deve constar, no corpo do documento fiscal, a indicação "Processo FAPESP nº__/_____-__" e descrição detalhada dos serviços contratados ou dos materiais adquiridos, contendo quantidades e valores.
a.1) Nos casos de pesquisas financiadas com recursos de convênios ou acordos de cooperação, deverá constar, também, a denominação do respectivo acordo ou convênio e, quando houver, o número."