Parametrizações do modelo de von Bertalanffy para descrição de curvas de crescimento

Nome:
Felipe Augusto Fernandes
Instituição:
IMECC UNICAMP
Data do Evento:
sexta-feira, 20 de Setembro de 2024 - 11:00
Local do evento
Descrição:

• Resumo: As curvas de crescimento dos animais, em geral, têm uma forma de 'S', também conhecidas como curvas sigmoides. Este tipo de curva é bem ajustado por modelos de regressão não linear, incluindo o modelo de von Bertalanffy, que tem sido amplamente aplicado em várias áreas. Ele é apresentado na literatura através de diferentes parametrizações, o que, na prática, pode complicar seu entendimento, afetar as medidas de não linearidade e inferências sobre os parâmetros. Para quantificar a não linearidade presente em um modelo de Bates e Watts, tem sido utilizado um conceito geométrico de curvatura. Neste seminário será apresentado o desenvolvimento analítico de diferentes parametrizações do modelo não linear de von Bertalanffy em relação à sua não linearidade, implicações para inferências e estabelecimento de relações entre os parâmetros nas diferentes formas de expressão dos modelos.

• Short bio: Graduado em Estatística pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), mestre e doutor em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Trabalhou como professor substituto na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia por cinco semestres letivos. Possui pós-doutorado no programa de pós-graduação em Engenharia Agrícola da UFLA trabalhando com análises estatísticas aplicadas à agricultura de precisão. Atualmente trabalha como PPPD no departamento de Estatística da Unicamp. Tendo interesses acadêmicos em análise de experimentos, estudo de curvas de crescimento, modelos de regressão lineares e não lineares, bem como exploração de técnicas de regressão quantílica.