Apresentação

O Programa de Melhoria de Processos da UNICAMP foi criado em 2000 tendo como base o primeiro Mestrado Profissional em Qualidade do Brasil, oferecido à época pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica – IMECC-UNICAMP.


O Professor Dr. Ademir José Petenate do Departamento de Estatística, foi convidado pela IBM/COMPAQ/HP para formar uma parceria e criar o programa de 6 Sigma na UNICAMP no formato do programa de sua unidade nos EUA.


Os cursos de Melhoria de Processos Green Belt e Black Belt eram ministrados nos Estados Unidos pela API (Associates in Processes Improvement) e o prof. Ademir foi buscar as referências para a criação do programa na UNICAMP o que resultou em uma parceria entre a UNICAMP e a API que é formada por um grupo de consultores e pesquisadores com vasta experiência profissional. Seus membros são autores dos livros e artigos fundamentados no trabalho do Dr. W. Edwards Deming.


A parceria foi estendida com a aquisição dos direitos de tradução e comercialização no Brasil do livro The Improvement Guide cujo título em português é Modelo de Melhoria.


Com o intuito de atender a grande demanda por cursos foi criado o  Núcleo de Estudos em Melhoria Organizacional - NEMO que atua em parceria com diversas Instituições públicas e privadas a fim de contribuir para a atualização profissional de seus colaboradores. Atende também a demanda por atualização profissional da comunidade em geral.


A Equipe do NEMO-IMECC-UNICAMP é formada por doutores, mestres e especialistas que possuem ampla experiência nas atividades relacionadas à Melhoria de Processos e Gestão de Pessoas.


Passaram pelo Núcleo até o momento mais de 15.000 alunos e alunas de várias Instituições públicas, privadas e da comunidade em geral.


Realizamos também Cursos, Seminários, Palestras e Workshops in company.

 

Orçamentos pelo e-mail: nemo@unicamp.br

 

 

Responsible for the information on this page: 
Núcleo de Estudos em Melhoria Organizacional