Professores do IMECC integrarão equipe do BI0S, novo Centro de Pesquisa em Inteligência Artificial da UNICAMP

No último dia 04/05 foram anunciadas as propostas selecionadas para a criação de seis Centros de Pesquisas Aplicadas em Inteligência Artificial (CPAs) no país. Os CPAs terão foco em áreas como saúde, agricultura, indústria e cidades inteligentes e receberão aportes de R$ 2 milhões por ano para cada Centro durante um período de até dez anos. Metade dos recursos serão provenientes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da FAPESP e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), responsáveis pela chamada. A outra metade será financiada por empresas parceiras.

Dentre os seis projetos contemplados está o Brazilian Institute of Data Science (BI0S), proposta apresentada pela UNICAMP, liderada pelo Prof. João Marcos Romano (FEEC).

O BI0S pretende unir pesquisadores de alta qualidade e catalisar esforços em prol da integração interdisciplinar entre áreas consolidadas em estudos sobre inteligência artificial. Haverá inicialmente três trilhas de pesquisa dentro do BI0S: Saúde; Agrotech; e Métodos, mas o Centro comporta a criação de novas trilhas temáticas no futuro.

Além da FEEC, que será a Instituição Sede, FCM, FEAGRI, CEPAGRI, FCA, IMECC, IC, IFGW, FT, IE, LABURB, LABJOR e CLE integram o projeto. Fiocruz, ITA, UFAM, USP, UFABC, FITec e CPQD serão ICT’s participantes. O BI0S receberá ainda apoio e patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, Prefeitura Municipal de Limeira, IBM, SOFTEX, Hospital Vera Cruz, Hospital Israelita Albert Einstein, Polo Digital de Manaus, Motorola, ENRICH, Fraunhofer, entre outros.

O Professor do IMECC Henrique Sá Earp (DM), que é o Gestor Executivo do BI0S, destaca: “precisamos assumir o protagonismo na transformação digital do trabalho no Brasil, conjugando excelência científica com a ética nas aplicações da Inteligência Artificial. Precisamos falar a língua do setor produtivo e também ouvir as diversas demandas sociais por soluções, gerar inovação e transferir tecnologia a partir dos valores da Universidade pública”.

Participam do projeto também os docentes do IMECC: Benilton de Sá Carvalho (DE), Estevão Esmi Laureano (DMA), João Batista Florindo (DMA), João Frederico da Costa Azevedo Meyer (DMA) e Peter Sussner (DMA).

Para conhecer acesse: https://www.bi0s.com.br/

Saiba mais: