Profa. Dessislava Kochloukova é eleita para a Academia Brasileira de Ciências

Dessislava Hristova Kochloukova foi eleita membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).  O resultado foi divulgado pela Diretoria da ABC após Assembleia Geral Ordinária realizado no dia 3 de dezembro de 2020. Acompanhando a Profa. Dessislava também como membro titular das Ciências Matemáticas está o pesquisador Daniel Marinho Pellegrino da UFPB.

Profa. Dessislava Kochloukova é graduada em matemática e tem mestrado pela Universidade de Sofia, e doutorado pela Universidade de Cambridge. Em 1987-88 ganhou medalhas em olimpíadas internacionais e olimpíadas balcânicas de matemática (Grécia, Cuba, Chipre, Austrália). Fez pós-doutorado em matemática em Cambridge e na UNICAMP. Em 2015 recebeu o prêmio de reconhecimento acadêmico "Zeferino Vaz", UNICAMP. Atualmente é membro do corpo editorial do Journal of Group Theory e professora titular do Departamento de Matemática, IMECC, UNICAMP.

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) é uma entidade independente que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Seu foco é o desenvolvimento científico do país, a interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações.

Todos os eleitos tomam posse no dia 1o de janeiro. Os membros titulares, colaboradores e correspondentes devem receber seus diplomas durante a Reunião Magna da ABC 2021. Os membros afiliados, tradicionalmente, costumam ter suas cerimônias de posse associadas a simpósios científicos em cada região, para que apresentem suas pesquisas. Em 2020, os eventos foram suspensos, em função da COVID-19. A Diretoria vai avaliar a situação para 2021. Confira a lista completa dos novos membros no site da ABC: http://www.abc.org.br/2020/12/03/novos-membros-da-abc-eleitos/