Obituário do Prof. Fernando Torres

Fernando Eduardo Torres Orihuela, 22/06/1961 - 28/05/2020


Fernando era professor titular do Departamento de Matemática do Imecc, Unicamp. Graduou-se em matemática pela PUC - Peru, em 1985, e defendeu o mestrado em 1988 pela mesma Universidade. Realizou seus estudos de doutorado no Impa, sob a orientação do professor Arnaldo Garcia, e defendeu sua tese em 1993.

A tese de doutorado do Fernando é uma referência para todos que estudam pontos de Weierstrass e coberturas duplas de curvas. Na sua tese de doutorado Fernando construiu os primeiros exemplos de semigrupos numéricos simétricos, que não ocorrem como semigrupos de Weierstrass de curvas não singulares.

Em seguida Fernando realizou um pós-doutorado em Trieste, na Itália, de 1994 a 1996. Naquela época ele iniciou uma colaboração com F. Reiner. Utilizando a teoria de Stohr e Voloch eles resolveram a Conjectura de Xing e Stichtenoth. Junto com Reiner e Garcia, encontraram várias classificações das curvas com muitos pontos racionais. Durante seu pós-doutorado na Itália Fernando começou sua colaboração com G. Korchmaros no estudo de curvas maximais. Em 1997 realizou pós-doutorado na Alemanha, onde trabalhou com H. Stichtenoth e com R. Pellikaan sobre códigos geométricos.

Em 1998 iniciou sua carreira no Departamento de Matemática no Imecc, Unicamp. Começou como professor doutor e chegou a professor titular.  Trabalhou até os seus últimos dias, e deixou um legado de suma importância na área da Geometria Algébrica: curvas algébricas sobre corpos finitos, semigrupos numéricos, teoria de códigos. Fernando se tornou uma referência internacional em curvas maximais, os resultados e os métodos por ele obtidos e desenvolvidos continuam a influenciar pesadamente a pesquisa na área. Dedicou sua vida à matemática e aos seus alunos e colegas de pesquisa. Fernando era autor de mais de 50 artigos em revistas internacionais de grande destaque. Publicou, em 2008, junto com Hirschfeld e Korchmaros, o livro "Algebraic Curves Over a Finite Field", pela Princeton University Press. Este livro incentivou vários jovens pesquisadores a fazer seus primeiros passos na pesquisa matemática. Fernando era editor das revistas Semigroup Forum e Journal of Algebra, Combinatorics, Discrete Structures, and Applications. Foi orientador de 11 alunos de doutorado, vários dos quais são pesquisadores ativos.

Nós, seus colegas e amigos, fomos testemunhas da enorme generosidade e bondade do Fernando e de sua entrega para com seus alunos. Estas eram características marcantes nele.

Fernando era um colega querido e gentil, muito educado e dedicado. Vamos sentir muito a falta dele!

* Escrito pelos professores Plamen Koshlukov, Paulo Brumatti, Saeed Tafazolian e Raquel Brumatti.

Link para homenagem/obituário escrito pelos colegas e alunos do Prof. Fernando Torres e publicado no Noticiário Eletrônico da SBM (disponibilizada por Luciane Quoos Conte, UFF)

Seminário de Geometria Algébrica em homenagem ao Prof. Fernando Torres (link direto para os vídeos: clique aqui)