O artigo vencedor da primeira edição do prêmio Johannes Kepler foi anunciado no dia 27/05/2020. Intitulado “Context tree selection and linguistic rhythm retrieval for written texts”, o artigo é de autoria de dos pesquisadores Antonio Galves, Charlotte Galves, Jesús E. García, Nancy L. Garcia e Florencia Leonardi, estatísticos, probabilistas e linguistas da UNICAMP e USP.
O prêmio foi criado em 2019 pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) com o objetivo de promover e estimular a produção científica nacional de excelência em Matemática Aplicada, com características multidisciplinares. Foram aceitos artigos científicos publicados entre 2010 e 2019 em revistas de circulação internacional e com corpo editorial de reconhecida competência, dedicados a temas exigindo forte interação entre a Matemática e outro ramo do conhecimento científico.
A comissão avaliadora foi presidida pelo pesquisador José Mario Martínez e composta por Nair Abreu, Pablo Ferrari e André Carvalho. Avaliaram 35 trabalhos e reconheceram a excelente qualidade da maioria deles. O trabalho escolhido foi publicado pelo periódico Annals of Applied Statistics em 2012 e envolve linguística, probabilidade e estatística com rigor, profundidade e originalidade, caracterizando-se como genuinamente interdisciplinar. Os vencedores receberão um diploma da sociedade e um prêmio de R$ 10.000,00.
O IMECC parabeniza os pesquisadores Nancy Lopes Garcia e Jesús Enrique García pela conquista do prêmio.