IMECC tem 5 pesquisadores entre os mais influentes do mundo

Um levantamento publicado pela revista norte-americana PLOS Biology produziu uma lista com os 100 mil cientistas com maior impacto em suas pesquisas, levando em consideração métricas de citações de seus trabalhos. Além desses 100 mil, apontou mais nomes do top 2% entre os milhões de pesquisadores do mundo todo, totaluzando 150 mil nomes. A avaliação do impacto de citações utilizada pelos autores respeita as características específicas das diferentes áreas do conhecimento e, entre as listas que compõem o estudo, as duas principais avaliam o impacto acumulado pelos pesquisadores ao longo de toda a carreira e os dados referentes apenas ao ano de 2019. Entre esses, 74 são da UNICAMP e 5 do IMECC.

Os pesquisadores do IMECC na lista são o Prof. Djairo Guedes de Figueiredo, Prof. Alessio Fiscella, Prof. Mário José Martinez, Prof. Erasmo Recami e Prof. Peter Sussner. A UNICAMP é a segunda do país com maior número de cientistas citados, atrás apenas da USP, nas áreas de Engenharias, Química, Física, Computação, Matemática, Biologia, Medicina e Odontologia.

Marcelo Knobel comentou que "É sempre gratificante ver o impacto de nossa universidade no cenário da ciência mundial, latino-americana e brasileira. A Unicamp está muito bem representada, considerando também a quantidade de docentes que temos, e a diversidade de áreas na qual atuamos. Queria parabenizar aqui a todas e todos que se dedicam continuamente para melhorar a qualidade das pesquisas".

O Prof. Djairo nos lembra que o apoio dos colegas é fundamental na construção da carreira acadêmica:

"Ao receber essa distinção, ocorreu-me uma frase de John Donne

No man is an island entire of itself; every man  is a piece of the continent, a part of the main.

Assim  eu quero e devo compartilhar e agradecer a tantos amigos matematicos com os quais fizemos varios artigos:

F.Browder, L. Karlovitz, C. Gupta,

J-P. Gossez,  W. M. Ni,

P-L.Lions, R.Nussbaum, H.Berestycki,  S.Solimini, D.G. Costa,

E. Mitidieri, J. V. Gonçalves, I. Massabo,

B. Ruf, O. Miyagaki,  P.N. Srikanth,

P. Clement, P. Felmer,  R. Chiappinelli,

C. Magalhães, M. Ramos, Y. Jianfu, T.Bartsch,  M. Cuesta, L. Boccardo,

Y. Ding,  J. M. do Ó,  C. Alves, P. Ubilla,

M. Girardi, M. Matzeu,  S. Santra, `B. Sirakov, I. Peral, J. Rossi, O. Lopes, E. M. dos Santos, H. R. Quorin,  J. Zhang, E. Lopera, A, Castro.

A notícia completa pode ser conferida no site da Unicamp: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2020/11/23/unicamp-tem-76-pesquisadores-entre-os-mais-influentes-do-mundo?fbclid=IwAR1eHONX_xowqHF7DmTeBrCXV9tw9uwXbajUejyPTLH3l8A0t52yFx0GN3Q