Grupo de Xadrex do IMECC se destaca em 2017

Em 2017, o Grupo de Xadrez do IMECC alcançou grandes conquistas em torneios importantes, dentre os quais se destacam:

• O FUPE – Campeonato Paulista Universitário de Xadrez por Equipes 2017: Com três equipes participantes, o grupo obteve o 1º e o 2º lugares na Série Diamante (divisão principal da FUPE) e o 3º lugar na Série Ouro. Nunca uma equipe da Unicamp havia conseguido, em qualquer modalidade, o título da Série Diamante nesse campeonato anual, realizado no Clube de Xadrez de São Paulo, ritmo de 21 min.
  • Os 61º Jogos Regionais 2017: a equipe de Campinas, formada apenas por alunos do grupo, conseguiu ótimo resultado na competição. Após uma final eletrizante, disputando o título contra a equipe de Indaiatuba, a equipe ficou com a 3ª colocação, mostrando um jogo forte e competitivo, com atletas bem preparados e com um xadrez de altíssimo nível. Composta pelos alunos da Unicamp Daniel Teidi, Gustavo Siqueira Gomes, Elizeu França, Leandro Cordeiro, Duber Murillo, Bruno Ferrari e Guilherme Michel de Carvalho, com apoio do professor Rafael Leão, a equipe de Campinas esteve na liderança grande parte da competição, que, nesse ano, foi realizada em Americana. O bom resultado e desempenho refletem a qualidade do trabalho e das atividades, aulas, torneios e exposições realizadas durante todo o semestre pelo Grupo de Xadrez do IMECC ao longo de todo o ano.

Durante o ano de 2017, o grupo também realizou os seguintes eventos:

• Torneios Blitz de Xadrez do IMECC 3 e 4: Torneios de xadrez realizado no saguão do IMECC e na Cantina da FEF, com ritmo relâmpago (5 min), visando proporcionar espaço de prática e aplicação de conceitos trabalhados durante as aulas para os enxadristas participantes do grupo.
  • Torneios de Xadrez do IMECC 5: Torneios de xadrez realizado no saguão do IMECC com ritmo rápido (21 min), visando proporcionar espaço de prática e interação entre os enxadristas dos diversos institutos da Unicamp.
Imagens do Torneio de Xadrez 5, realizado no IMECC em outubro, como parte da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas.

Entrevista para a TV Câmara de Campinas.

Para quem quer conhecer melhor o grupo.

• ATIVIDADES: Aulas gratuitas de xadrez abertas ao publico em geral, voltadas ao treinamento de nível intermediário/avançado e prática do esporte, com exposições, cursos, palestras e campeonatos de xadrez. Todas as atividades têm como objetivo fomentar e facilitar o interesse e estudo dos enxadristas, com aulas de alto nível apresentadas pelos participantes do grupo, além de reunir vários jogadores de xadrez dispersos pela nos vários institutos da universidade, proporcionando um espaço de integração e prática do esporte.
  • COORDENÇÃO: Leandro S. Cordeiro (Lic. Em matemática), Elizeu França (Pós-graduação em Matemática) e Rafael Leão (professor do IMECC).
  • ENCONTROS: no segundo semestre de 2017, foram realizados em todas as quintas-feiras, das 18hs às 20hs, na sala 321 e no saguão do IMECC.

Os torneios e circuitos de xadrez dos quais o grupo participa incluem:

• Circuito Solidário de Xadrez: Torneio mensal realizado nas diversas cidades de Campinas e região, de cunho beneficente, com inscrição de 2 kg de alimentos, ritmo 21 min.
  • Circuito Blitz Frei Caneca: Torneio mensal realizado em mensalmente em Campinas com ritmo de 5 min e taxa de inscrição de 25 reais.
  • FUPE – Campeonato Paulista Universitário de Xadrez por Equipes 2017: Campeonato anual realizado no Clube de Xadrez de São Paulo, ritmo 21 min.
  • Jogos Regionais: Campeonato anual, no qual o grupo participa da equipe de Campinas.