Prêmios Institucionais 2025

No dia 12 de dezembro de 2025, foi realizada a cerimônia de entrega dos Prêmios Institucionais de docentes, um momento dedicado ao reconhecimento e à valorização de trajetórias acadêmicas que contribuem de forma significativa para o fortalecimento da universidade. 

As premiações têm como objetivo destacar atuações de excelência nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, reafirmando o compromisso institucional com o tripé universitário que orienta a produção do conhecimento, a formação acadêmica e a interação com a sociedade. Durante a cerimônia, foram homenageados docentes cujas práticas e realizações refletem esse compromisso e impactam positivamente a comunidade universitária e a sociedade em geral.

O Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”, destinado a docentes com desempenho excepcional em suas funções, foi concedido ao Prof. Dr. Joerg Dietrich Wilhelm Schleicher, do Departamento de Matemática Aplicada. De acordo com o parecer que recomendou a concessão da honraria, a trajetória acadêmica do Prof. Joerg “é marcada por uma dedicação exemplar e um impacto significativo em diversas áreas do conhecimento.” O documento destaca ainda que o professor tem “uma dedicação exemplar ao ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica, com um impacto duradouro e abrangente na UNICAMP e na comunidade científica nacional e internacional.”

O Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação foi entregue ao Prof. Dr. Marcos Benevenuto Jardim, do Departamento de Matemática. Segundo a comissão de especialistas, o docente “atuou, com excelência, ao longo de sua carreira no IMECC, em amplo espectro de atividades de ensino diretamente ligadas aos cursos de graduação e também teve participação destacada em atividades educacionais de grande impacto social promovidas pelo IMECC e pela Universidade relacionadas ao ensino de graduação.”

Já a Premiação ProEEC de Extensão Universitária reconheceu a Profa. Dra. Anne Caroline Bronzi por suas contribuições significativas em atividades de extensão. A comissão ressaltou que a professora “apresenta atividades extensionistas principalmente em duas frentes: a de equidade de gênero, com diversas organizações de eventos e criações de grupos, bem como a participação em grupos ou atividades externas, e também na divulgação de matemática, principalmente a escolares, com um bom número de atividades relacionadas principalmente a olimpíadas de matemática, que, entre outras coisas são ferramentas de apresentação e atração de matemática a escolares.”

Além do reconhecimento aos docentes, o IMECC também se destacou no âmbito dos projetos institucionais elaborados por seus servidores técnico-administrativos.

No dia 1º de dezembro de 2025, aconteceu a cerimônia do Prêmio PAEPE 2025, iniciativa criada em 2011 pela Reitoria, com o objetivo de reconhecer ações que contribuem para a melhoria da Universidade, incentivando e dando visibilidade a projetos bem-sucedidos de servidores da carreira.

Nesta edição, o IMECC contou com cinco projetos inscritos, que evidenciam a proatividade e a capacidade de inovação de seus servidores técnicos-administrativos:

  • Sistema Integrado de Controle de Chaves do IMECC (Autores: Edivaldo Angelo Marchiori e João Victor Valério);
  • Aprimoramento e Modernização do Educart: Mais Mobilidade e Autonomia para a Videoconferência no IMECC (Autores: Alexandre Jonatas Pina da Silva, Bruno Filipe Pereira Venturini, Celso Henrique Cesila e Flávio Rodrigues de Andrade);
  • Fluxo Otimizado: Melhoria nas Atividades de Conservação e Restauração de Materiais Bibliográficos (Autoras: Ana Regina Machado, Márcia Aparecida Pillon D’Aloia, Osvaldino Rodrigues dos Santos, Reginaldo Mendes Ramos, Rosimeire da Cunha Cirilo, Sara Regina Barbosa Valentim Nascimento e Silvania Renata de Jesus Ribeiro);
  • Inovação em Segurança e Acesso: Digitalização do Controle da Porta Principal do IMECC (Autor: João Victor Valério);
  • Sistema de Envio Individualizado de Notas (Autor: Paulo Henrique de Oliveira).

O destaque da edição foi o projeto Sistema Integrado de Controle de Chaves do IMECC, vencedor na categoria Prêmio Local

A iniciativa substituiu o controle manual de empréstimo e devolução de chaves por um sistema digital que integra planilhas, interface web em HTML/JavaScript e notificações automáticas por e-mail. Desenvolvida com ferramentas de baixo custo e de forma escalável, a solução trouxe mais segurança, transparência e eficiência ao processo, reduzindo falhas, otimizando o tempo dos servidores e apresentando potencial de adaptação para outras unidades da Universidade.

O Instituto parabeniza todos os servidores e docentes que participaram das indicações, bem como os premiados nesta edição, reconhecendo o esforço, a criatividade e a dedicação de cada um. Estes reconhecimentos reafirmam o compromisso do Instituto com a inovação, a qualidade acadêmica e o desenvolvimento de soluções que impactam positivamente toda a comunidade universitária, consolidando o IMECC como referência em excelência acadêmica e tecnológica.