Modelando o invisível além da normalidade

Nome:
Caio L. N. Azevedo
Instituição:
IMECC-UNICAMP
Data do Evento:
sexta-feira, 27 de Setembro de 2024 - 10:45
Descrição:

• Resumo: Nesta apresentação exporei meus principais tópicos de pesquisa ao longo dos últimos vinte anos, com ênfase em modelagem de variáveis latentes (minha principal área de pesquisa e que, essencialmente, permeia todos os meus trabalhos). Um dos focos principais do meu trabalho é considerar para as variáveis latentes (“entes invisíves”) distribuições não Gaussianas (“além da normalidade”), gerando diferentes classes de modelos e metodologias. Uma das principais motivações é constuir procedimentos de modelagem de problemas mais apropriados, tentando incorporar o maior número possível de características dos fenômenos de interesse. Apresentarei alguns resultados obtidos, linhas de pesquisa de interesse e problemas relevantes em aberto.

• Short-bio: Graduado em Estatística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre e Doutor em Estatística pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade de Twente (Holanda) e Pós-Doutorado em Estatística pela USP. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Estatística da Unicamp e Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 (CNPq). Sua principal área de pesquisa é a Modelagem de Variáveis Latentes, e seus desdobramentos, com ênfase na utilização de Inferência Bayesiana. Recebeu, em 2007, o Jan Tinbergen Award, conferido pelo International Statistical Institute.