MA705

Pré-requisito:
AA440
Ementa:
O currículo de matemática do ensino básico. Planejamento de disciplinas. Preparação de aula (definição e revisão de conteúdos prévios, estratégias de apresentação em sala, escolha de exemplos, lição de casa). Acessórios didáticos. Preparação de listas de exercícios e atividades de casa. Avaliação em matemática. Dificuldades de aprendizagem dos alunos da escola básica. Educação colaborativa e adaptada. Orientação para resolução de problemas.  Aulas práticas: tutoria com os alunos da MA105 sob supervisão docente.
Conteúdo / Programa:
Currículo de matemática do Ensino Básico (Fundamental 2 e Médio):  Conhecer em detalhes a Proposta Curricular da Secretaria Estadual de Educação e outros currículos relevantes. Planejamento de disciplina: Organização das aulas em larga escala (ano, semestre, bimestre), pré-requisitos e interdependência de conteúdos. Preparação de aula: Diversos aspectos de preparação de aula, incluindo definição de conteúdos, necessidades de revisão de conteúdos prévios, estratégias de apresentação em sala, escolha de exemplos, lição de casa. Acessórios didáticos: Acessórios didáticos disponíveis ao professor de matemática, com ênfase ao uso do quadro negro. Preparação de listas de exercícios e atividades de casa: critérios para elaboração de listas, dificuldade progressiva e variada, como e o que corrigir Avaliação: Critérios e estratégias para elaboração e correção de provas, avaliação diagnóstica, outras possibilidades de avaliação. Dificuldades de aprendizagem dos alunos: orientação diferenciada, sistema de tutoria. Orientação para resolução de problemas; Supervisão e discussão das atividades de tutoria.
Forma de Avaliação:
Por nota e frequência
Referência Bibliográfica:
Referências básicas: 1. Cadernos do Professor: Matemática. Ensino Fundamental e Médio (7 volumes). Secretaria Estadual de Educação -SP, 2008. 2. Elon L. Lima, Paulo C. P. Carvalho, Eduardo Wagner e Augusto C. Morgado, A Matemática do Ensino Médio, volumes 1 a 3, SBM, 7a. ed., 2016. 4. Gerson Iezzi et al., Fundamentos da Matemática Elementar, volumes 1 a 10, Atual Editora, 1977. 5. Philippe Perrenoud, Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens- Entre duas lógicas. Artmed, 2000. 6. Phillipe Perrenoud, Pedagogia Diferenciada: das intenções à ação, Artmed, 2000. 7. Cipriano C. Luckesi, Avaliação da Aprendizagem Escolar, ed. Cortez, 2006. 8. M. C. R. Goes e A. L. F. Laplane, Políticas e Práticas de Educação Inclusiva. Autores Associados, 2007.