MA224

Nível: 
Graduação
Nome da disciplina: 
Resolução de Problemas Matemáticos
Número de Créditos: 
6
Oferecimento: 
2º Período Letivo
Pré-requisito: 
AA420
Ementa: 
Resolução de problemas matemáticos nem sempre elementares, utilizando matemática elementar. Os problemas propostos abordarão os seguintes tópicos: proporcionalidade, funções de primeiro e segundo grau, áreas e volumes, funções exponenciais e logarítmicas, Teorema de Pitágoras, trigonometria e aplicações, combinatória e probabilidade.Discussão e reflexão sobre como apresentar  e orientar alunos da escola básica na resolução de problemas. Preparação de listas de exercícios e avaliações para o ensino básico.
Conteúdo / Programa: 
1. Proporcionalidade; 2. Funções de primeiro e segundo grau; 3. Áreas e volumes; 4. Funções exponenciais e logarítmicas; 5. Teorema de Pitágoras; 6. Trigonometria e aplicações; 7. Combinatória e probabilidade; 8. Discussão e reflexão sobre como apresentar e orientar alunos da escola básica na resolução de problemas; 9. Preparação de listas de exercícios e avaliações para o ensino básico.
Forma de Avaliação: 
Por nota e frequência
Referência Bibliográfica: 
1. Lima, E. et al., T emas e Problemas , Coleção do Professor de Matemática, Rio de Janeiro, SBM, 2010.2. Homepage da OBM: "http://www.obm.org.br/opencms">http://www.obm.org.br/opencms3. Lima, E. et al., Temas e Problemas Elementares , Coleção PROFMAT, 4a ed., SBM, 20164. Santos, José Plínio de O., Introdução à T eoria dos N úmeros , Coleção Matemática Universitária, IMPA, 2014.