Nível:
Graduação
Nome da disciplina:
Formação para mediação em oficinas de matemática para olimpíadas I
Número de Créditos:
4
Oferecimento:
A Critério da Unidade
Pré-requisito:
(não há)
Ementa:
Prática de criação e resolução de problemas de matemática de conteúdos regulares do Ensino Básico. Análise de resoluções de problemas sobre os aspectos de conteúdo matemático. Discussão sobre mediação e conhecimento didático dos diversos conteúdos abordados.
Conteúdo / Programa:
Nas aulas teóricas, discutimos aspectos matemáticos e didáticos utilizados em oficinas de olimpíadas, com criação de materiais didáticos, como listas de problemas e jogos matemáticos, relacionados a conteúdo do Ensino Básico. Durante as atividades orientadas com turmas de estudantes do Ensino Básico, serão realizadas e acompanhadas as atividades dos programas relacionados à Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), oficinas das visitas de escolas entre outras.
Forma de Avaliação:
Pelos conceitos "suficiente e insuficiente"
Referência Bibliográfica:
Polya, G. Mathematical discovery, on understanding, learning, and teaching problem solving. John Wiley & Sons, 1962.
Schoenfeld, A. H., Mathematical thinking and problem solving. Routledge, 2016.
Van de Walle, J.A., Karp, K.S., Bay-Williams, J.M. Elementary and Middle School Mathematics, Teaching Developmentally. Pearson, 2016.
Carvalho, P.C.P., Métodos de Contagem e Probabilidade. Programa de Iniciação Científica da OBMEP, vol. 2, IMPA, 2005.
Hefez, A., Iniciação à Aritmética. Programa de Iniciação Científica da OBMEP, vol. 1, IMPA, 2005
Wagner, E., Teorema de Pitágoras e Áreas. Programa de Iniciação Científica da OBMEP, vol. 3, IMPA, 2005.
Wagner, E., Introdução às Construções Geométricas. Programa de Iniciação Científica da OBMEP, vol. 8, IMPA, 2005.