UMA ESCALA PARA ANALISES COMPARATIVO DAS ATITUDES EM RELACAO À ESTATISTICA EN PROFESSORES DE ESCOLA

Ana Sofia Aparicio Pereda, Universidad Nacional Mayor de San Marcos
Assumpta Estrada, Universidad de Lleida, España
Jorge Bazán, Pontifícia Universidad Católica del Perú
Ana Sofía Aparicio Pereda

Apresentamos um estudo que compara as atitudes em relação à Estatística entre professores espanhóis e peruanos de educação primaria. Nossos resultados indicam que as atitudes são diferentes considerando uma medida global de atitude. Adicionalmente encontramos algumas diferenças em determinadas atitudes que sugerem a necessidade de revisar o papel da Estatística na formação dos professores da cada país. A medida de atitude está baseada em uma escala originalmente em espanhol (Estrada et al, 2002) a qual foi é adaptada para o estudo comparativo apresentando propriedades psicrométricas adequadas para ambos países. Nós apresentamos uma versão em português da escala a qual pode ser usada em futuras pesquisas no Brasil. Achamos que os estudos comparativos entre países são importantes para compreender a problemática comum entre países ao respeito de esta atitude entre professores e para gerar um debate a respeito da importância de propostas curriculares contextualizadas do ensino da Estatística.