Aperfeiçoamento do ensino de probabilidade e de estatísitica para professores do ensino fundamental

Autor(es) e Instituição: 
Ana Luiza de Freitas Kessler - UFSM
Luciane Flores Jacobi - UFSM
Leandro Duarte Radin - UFSM
Apresentador: 
Luciane Flores Jacobi

Esse trabalho tem por objetivo apresentar resultados do projeto no qual foi desenvolvida uma metodologia de ensino-aprendizagem em probabilidade e estatística, com o intuito de promover o aperfeiçoamento desses profissionais. A teoria e a aplicação de probabilidade e estatística estão sendo abordadas através de minicursos e apostilas desenvolvidas especificamente para esse fim, utilizando atividades que envolveram brincadeiras e jogos. O projeto “Ações de aprimoramento em estatística para professores de matemática do ensino fundamental” foi desenvolvido/executado no Departamento de Estatística do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no ano de 2009. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa sobre os conteúdos Estatísticos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (Brasil, 1997 e 1998) para 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental. Num segundo momento, foi feita a pesquisa dos conteúdos estatísticos envolvidos nas atividades de livros acadêmicos de Estatística, para produzir um material de conhecimento mínimo para os professores, já que a grande maioria dos profissionais que atua nos primeiros anos do ensino fundamental não teve ou não tem acesso a este tipo de material. Concluindo, pode-se observar que a produção de materiais para os educadores do ensino básico, e a capacitação dos mesmos através de cursos, minicursos e oficinas contribui para que os professores sintam-se preparados e motivados para planejar suas aulas envolvendo os conteúdos de estatística.

Resumo estendido: