Escala de Atitudes em relação à Estatística: estudo de validação.

Juliana Alvares Duarte Bonini Campos - Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP
Lívia Nordi Dovigo - Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP
Fernanda Salloumé Sampaio Bonafé - Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP
João Maroco - Instituto Superior de Psicologia Aplicada-ISPA
Juliana Alvares Duarte Bonini Campos

O objetivo do estudo foi estimar a confiabilidade e a validade da Escala de atitudes em relação à Estatística (EAE). A amostra, composta por 355 alunos do curso de Ciências Farmacêuticas, foi subdividida em 2 partes iguais: a primeira foi utilizada para explorar a estrutura fatorial da EAE e a segunda para confirmá-la. A Escala foi aplicada a 40 alunos em dois momentos distintos para verificar sua reprodutibilidade. Aplicou-se o Teste de esfericidade de Bartlett e o índice Kaiser-Meyer-Olkin (KMO). A extração dos fatores foi realizada pela Análise de Componentes Principais. Realizou-se rotação ortogonal Varimax. Foram calculados o Coeficiente alfa de Cronbach e o Coeficiente de Correlação Intraclasse. Para verificar o grau com que as dimensões satisfazem a estrutura esperada realizou-se análise fatorial confirmatória. O teste de esfericidade de Bartlett e o índice KMO foram excelentes. A maior parte dos itens apresentou fração de variância explicada pelos fatores comuns superiores a 0,50. Na distribuição dos itens verificou-se dois fatores com autovalores acima de 1 explicando 59,44% da variância total. A questão 2 saturou-se em mais que um fator. Observou-se excelente consistência interna e reprodutibilidade da EAE. Todos os itens da escala apresentaram pesos fatoriais e de confiabilidade individuais adequados e o modelo fatorial apresentou índices de qualidade de ajustamento bons com adequada validade convergente e discriminante. A Escala de atitudes em relação à Estatística apresenta estrutura bidimensional com níveis de validade e confiabilidade adequados.