Utilizando o Jogo Banco Imobiliário para o Aprendizado do Programa R e de Estatística Computacional

Autor(es) e Instituição: 
João Henrique Medeiros Monteiro
Isaías Mechillemoth da Silva Lira
Rodrigo Almeida de Arruda
Valter Eduardo da Silva Júnior
Getúlio José Amorim do Amaral
Fábio Mariano Bayer
Universidade Federal de Pernambuco
Apresentador: 
Valter Eduardo da Silva Júnior

Vários autores tem defendido o uso de problemas práticos em sala
de aula para melhorar o aprendizado e motivar os alunos. Dentre esses
autores, podemos destacar Deming (1986) e Hoerl e Snee (2002) que apresentam
o uso de jogos como parte do aprendizado de conceitos estatísticos.
O jogo utilizado em nosso trabalho foi o Banco Imobiliário, que é um jogo
para 2 a 6 participantes, sendo bastante conhecido do público em geral.
Esse jogo foi implementado na linguagem de programação gratuita R (R
Development Core Team, 2008). Deve-se destacar que a implementação
do Banco Imobiliário representa a aplicação de várias estruturas de algoritmos
e conceitos de estatística computacional. Por exemplo, no início do
jogo, um jogador lança dois dados, que são somados e fornecem a quantidade
de casas que o jogador deve percorrer. No programa R, para representar
esse procedimento do jogo, gera-se dois números aleatórios, com
a função “sample”, e somam-se estes números, produzindo a quantidade
de interesse. A implementação do Banco Imobiliário representou uma
ótima oportunidade de aprendizado e motivação por parte dos alunos. O
envolvimento dos mesmos nesta atividade foi bastante perceptível. Caso
o leitor tenha interesse no algoritmo em R desenvolvido, este pode ser
fornecido a partir de uma solicitação aos autores deste trabalho.

Resumo estendido: