TESTE FREQUENTISTA CONDICIONAL SOBRE O PARÂMETRO MÉDIA DE TEMPO DE VIDA DE Apis mellifera

Thelmo Gonçalves de Souza Oliveira - Universidade Federal de São João Del Rei
Carla Regina Guimarães Brighenti - Universidade Federal de São João Del Rei
Carla Regina Guimarães Brighenti

Os testes de hipóteses frequentistas tradicionais apresentam probabilidades de erro independentes dos dados observados. Uma forma de contornar este problema é através de um teste de significância, utilizando o valor-p. Mas valores-p não são verdadeiras medidas de erros frequentistas. Uma solução frequentista é a metodologia denominada “teste frequentista condicional”. A idéia básica desse teste é particionar o espaço amostral utilizando uma função particionante H(x), e então desenvolver medidas frequentistas condicionais chamadas Probabilidade de Erro Condicional Tipo I (αx) e Tipo II (βx). Para aplicar a teoria do teste, utilizou-se um conjunto de dados obtido a partir de experimento com abelhas submetidas a diferentes temperaturas de confinamento. Assim, o objetivo deste trabalho foi testar as diferenças entre os tempos médios de vida de abelhas em diferentes temperaturas utilizando o teste de hipóteses frequentista condicional com partição de erros condicionais iguais. Concluiu-se que A utilização do teste foi adequada e pode-se tomar a decisão de rejeição ou aceitação das hipóteses com probabilidade de erro que dependiam dos dados.

Resumo estendido: