A regra dos três números para o cálculo de uma medida de correlação robusta

Gustavo H. Esteves, Departamento de Estatística - Centro de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual da Paraíba
Diana Maia, Departamento de Estatística - Centro de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual da Paraíba
Gustavo H. Esteves

Um dos problemas mais comuns na Estatística é o cálculo de uma medida de correlação robusta, isto é, uma medida que não seja influenciada por pontos discrepantes (outliers) presentes no conjunto de dados. Neste trabalho é apresentado um método, baseado na técnica de leave one out da teoria de discriminadores lineares, que ataca este problema e define uma regra, chamada aqui de regra dos três números, que usa a informação do mínimo, da média (ou mediana) e do máximo entre n valores de correlação linear de Pearson, onde n é o número de observações da amostra, para estimar um valor de correlação robusto.

Resumo estendido: