“APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE DADOS ESPACIAIS DO TIPO ORIGEM-DESTINO APLICADOS A DADOS GEOREFERENCIADOS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO OCORRIDOS EM NATAL/RN”

Autor(es) e Instituição: 
Eduardo Henrique Silveira de Araújo, Departamento de Estatística/UFRN
Flávia Ferreira Batista, curso de Estatística/UFRN
Marcilio R. de Oliveira, curso de Estatística/UFRN
Franciné dos Santos Pessoa, Departamento de Estatística/UFRN
Apresentador: 
Eduardo Henrique Silveira de Araújo

O presente estudo tem como principal foco a análise espacial pontual do tipo Origem-Destino aplicada a dados de acidentes de trânsito georeferenciados ocorridos na malha viária de Natal-RN no 2° trimestre do ano de 2008. Nesse estudo o “Destino” se refere à localização georeferenciada dos acidentes de trânsito e a “Origem” se refere a localização georeferenciada dos endereços dos veículos envolvidos nos acidentes da amostra analisada. O estudo teve o objetivo de Identificar na distribuição espacial dos acidentes ocorridos malha viária de Natal e do local dos dois endereços dos veículos envolvidos nos acidentes, regiões que poderiam apresentar formação de aglomerados de acidentes. Através da função M foi possível testar a hipótese de associação da distribuição dos processos pontuais de Origem e Destino. Foram utilizados os softwares ArcView e TerraView para a construção dos mapas temáticos da distribuição espacial georeferenciada dos acidentes e dos endereços dos veículos. Foi elaborado o algoritmo para estimar a função M com simulações dos valores de K1 e K2 referente aos acidentes e aos endereços. O resultado da aplicação desta função indicou que existe associação entre os padrões pontuais.

Resumo estendido: