Aplicação do Método de Besag & Newell Modificado para Detecção de Conglomerados Espaciais de Tuberculose no Município de João Pessoa nos anos de 2007 e 2008

Ana Hermínia Andrade e Silva - Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Ronei Marcos de Moraes - Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Ana Hermínia Andrade e Silva

A Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa e sua propagação está ligada às condições de vida da população. A implementação de políticas de saúde não deve apenas vincular-se a ocorrência dos eventos, mas ao espaço onde ocorrem, contemplando intervenções de base territorial, cujas ações estejam voltadas para áreas de risco. Este estudo teve como objetivo detectar conglomerados espaciais da tuberculose no município de João Pessoa nos anos de 2007 e 2008. Foram detectados conglomerados na região norte do município em ambos os anos de estudo e na região sudeste, apenas um conglomerado de um bairro em 2007, segundo o método de Besag e Newell.