Modelo de Regressão para Estimar a Vida Útil da Lâmpada Halógena

Glauce da Silva Guerra, Universidade Federal de Pernambuco
Hélio G. de Souza Júnior, Universidade Federal de Pernambuco
Glauce da Silva Guerra

Análise de modelos de regressão é uma técnica estatística para investigar e modelar a relação
entre variáveis. Aplicações de regressão são bastante utilizadas e ocorrem em diversos domínios, incluindo a engenharia, ciências físicas e químicas, ciências políticas e econômicas entre outras. A distribuição Gama é muito utilizada para descrever dados de contínuos e positivos. Em situações em que se tem uma variável resposta com dados de contínuos positivos deseja-se estudar a relação com variáveis explicativas, pode-se utilizar o modelo de regressão da família gama, que pertence à classe especial de modelos lineares generalizados. O trabalho proposto tem como objetivo ajustar um modelo de regressão que explique a vida útil de uma lâmpada através algumas características, tais como, potência, fluxo luminoso e outras características geométricas da mesma. Foram propostos inicialmente alguns modelos de regressão, assim foram feitas análises, investigações sobre a adequação de algumas suposições. Após esta investigação foi proposto um modelo, dado como ideal, com base nas suposições feitas pela modelagem.

Resumo estendido: