APLICAÇÃO DO CRITÉRIO DE FDR (False Discovery Rate) PARA O CONTROLE DE FALSOS POSITIVOS EM UM EXPERIMENTO COM MICROARRAYS

Natália Faraj Murad; Universidade Federal de Lavras
Rosiana Rodrigues Alves; Universidade Federal de Lavras
Júlio Sílvio de Sousa Bueno Filho; Universidade Federal de Lavras
Natália Faraj Murad

Os microarrays são uma importante ferramenta para o estudo de quando e onde os genes são expressos, pois permitem o monitoramento simultâneo da expressão de milhares de genes. A análise estatística de experimento de microarrays é complexa devido à magnitude do experimento que faz com que o erro tipo I aumente com o número de hipóteses testadas. O critério de FDR (False Discovery Rate) proposto por Benjamini & Hochberg (1995) expressa a proporção esperada de hipóteses nulas rejeitadas erroneamente. Essa estimativa possibilita o controle dos falsos positivos. Foi obtida a análise de variância para cada sonda, normalização dos dados e aplicou-se o controle dos falsos positivos. O método de controle da FDR reduziu a proporção de falsos positivos, limitando o número das variáveis-resposta em estudo. A normalização não foi eficiente em todas as sondas.

Resumo estendido: