O Programa de Avaliação Curricular das Disciplinas de Humanidades Médicas do curso de Medicina da Faculdade de Medicina da USP: Início de um estudo com a TRI (Teoria da Resposta ao Item).

Regina Albanese Pose - Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina – CEDEM
Dalton de Andrade - Universidade Federal de Santa Catarina
Izabel Cristina Rios - Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina – CEDEM
Joaquim Édson Vieira - Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina – CEDEM
Milton de Arruda Martins - Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina – CEDEM

O PAC de Humanidades FMUSP
Início de um estudo com a TRI.
Regina Albanese Pose(1), Dalton de Andrade (2),
Izabel Cristina Rios(1), Joaquim Édson Vieira(1), Milton de Arruda Martins (1)
FMUSP – CEDEM (1)
UFSC – CT – DIE (2)
CENÁRIO:
O PAC é o sistema de avaliação das 131 disciplinas da FMUSP que foi implantado em 1988, no CEDEM, com a finalidade de acompanhar e promover o aprimoramento contínuo do curso de graduação. Esse estudo pretende construir uma metodologia fundamentada na Análise Clássica de Medidas e na TRI [modelo de resposta gradual de Samejima/Andrich] e compará-los. Estimar escores com a inclusão/exclusão de itens, até que se encontre um escore favorável, padronizado, referente ao desempenho dessas disciplinas, a fim de obter melhores estimativas dos parâmetros frente às reformas curriculares discutidas nos cursos de medicina do Brasil e com análises retrospectivas desde 2004.
REFERÊNCIAS:
1. RIOS, IC. Humanidades Médicas: Razão e Sensibillidade na Formação Médica. Ciência & Saúde Coletiva, 2008. Ver em http://www.abrasco.org.br/cienciaesaudecoletiva/artigos/artigo_int.php?i...
2. Andrade, DF; Tavares, HR; Valle, RC. Teoria da Resposta ao Item: conceitos e aplicações. São Paulo: Associação Brasileira de estatística, 2000.

Resumo estendido: